quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mais um habitante...

(De que forma se trabalham  as orientações curriculares que norteiam o trabalho no JI?... e as áreas de desenvolvimento com cada criança?
Algumas vezes irei explicar o "porquê" ou o "como" das atividades que vou postando, de forma a que todos possam compreender de maneira mais exata os objectivos do trabalho que é realizado com os filhos e educandos).

Chegou no dia 15 mais um habitante para a nossa sala.
Veio dentro de um saco de plástico, com água e bem fechado para não entornar nem deixar sair o novo ser vivo que vem morar na nossa sala. Foi a Cristina quem o trouxe.

Já adivinharam do que se trata?
Sim, é um peixinho! Um lindo peixinho cor de laranja e branco, com grandes barbatanas e uma cauda transparente.

A Cristina arranjou-nos um grande problema!
-  Onde iríamos pôr o peixinho se não temos aquário?
O grupo discutiu o assunto e alguém deu a sugestão de fazermos um aquário.
-  Mas como? Com o quê?
Como alguns meninos têm peixes em casa, informaram como arranjaram os seus aquários: a mãe comprou.... o pai construiu com vidro  e cola especial... é uma banheira de bebé.... um alguidar...
A partir daí surgiram várias ideias:  com uma taça de plástico....com cartão... e a Quina sugeriu a ideia que acabou por ser a que todos aceitaram - com um garrafão de plástico. Discutimos como se iria fazer e a Adriana teve a melhor ideia para aproveitar o garrafão de forma a que o peixinho tivesse o máximo de espaço.
Temos conchas e búzios na sala, a Cristina trouxe pedrinhas e fizemos uma casa deliciosa para o peixinho.


( é importante que as crianças equacionem os problemas, se habituem a procurar soluções, pensando e discutindo entre si as vantagens ou desvantagens e a viabilidade das mesmas. Por outro lado, foi também intenção que percebessem que nem tudo o que queremos tem de ser comprado, nós podemos aproveitar- reutilizar - materiais e mesmo reciclá-los alterando-os de acordo com a nova função que lhe pretendemos dar)

Resolvido este problema apareceu outro:
- Que nome daríamos ao peixinho?

Os meninos sugeriram nomes, a Quina escreveu-os e no final votámos para escolher o que a maioria gostava mais. E foi assim que foi batizado de  Princesa - Princesa Peixinha (pensamos que é uma fêmea)

(Faz parte do crescimento aprender dar e a ouvir opiniões, perceber como funciona a sociedade e habituar-se desde cedo a respeitar a opinião da maioria, principalmente quando difere da nossa)

Hoje decidimos que a nossa sala vai ser a sala dos peixinhos. Como estamos a fazer as pastas para os trabalhos, escolhemos desenhos de peixinhos e pintámo-los de acordo com a forma como queremos que fiquem na pasta (A pasta é feita em napa e o peixinho vai ser aplicado também em napa de um dos lados).

( Cada criança pode decidir qual o peixe que quer e as cores que irá ter. Por outro lado, ao pintar o peixe está a aprender os rudimentos da planificação de um trabalho. - primeiro planeio e depois aplico).

A educadora colocou sobre a mesa de trabalho pedaços de napa das cores que há para fazer os peixes e as crianças de 4 e 5 anos escolheram os lápis para pintar de acordo com essas cores; antes de começar a colorir, as crianças de 3 anos identificaram as cores dos pedaços de napa e seleccionaram os lápis de cada cor, fazendo um grupo de lápis debaixo da cor respetiva.







( Desta forma  trabalharam o conhecimento das cores - identificaram a cor, o nome da mesma, seleccionaram os lápis e agruparam-nos de acordo com uma característica).


1 comentário:

  1. Muito interessante esta maneira de comunicar no blogue. Os textos de enquadramento em conjunto com o texto principal ajudam muito a compreender a abordagem do tema e as suas várias implicações no grupo. Parabéns.

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