Fizemos um texto coletivo em que resumimos algumas das nossas actividades e vamos ilustrá-lo com imagens para poderem perceber melhor os nossos trabalhos:
"Perto do jardim de infância há um milheiral.
O milho já foi semeado há muito tempo e está pronto para ser apanhado.
Fomos visitar o milheiral e ouvimos o vento a assobiar e o milho a dançar com a música do vento.
A Bela (AO) trouxe dois pés de milho do milheiral dela para nós observarmos desde a raiz até à bandeira. O milho chega quase até ao teto da nossa sala! Até é mais alto que a educadora.
A dona do milheiral autorizou a Quina a apanhar maçarocas de milho e a trazer para a sala.
O avô do Afonso veio ensinar-nos como se faz uma desfolhada - que é tirar as camisas do milho.
Também descarolamos o milho e cantamos umas canções que aprendemos na internet e outras que alguns pais nos mandaram.
No Dia Mundial da Música (1 de outubro) ouvimos música do José Afonso. Nós gostamos muito de o ouvir cantar o "Milho Verde".
O milho, depois de seco é bom para nós comermos e bom para alguns animais: as galinhas, os patos...Também pode ir para o moinho e faz-se farinha para pão e para bolos. Também se pode fazer óleo de milho para fritar comida ou pôr em bolos."
Já provámos milho cozido em maçaroca e pão de milho. Do pão todos gostamos e comemos um pão quase todo!... Do milho cozido alguns amigos não gostaram muito. A Vitória fez umas caretas muito engraçadas mas comeu o bocadinho dela!
A educadora contou algumas histórias (A Galinha Ruiva, Iaci e a Boneca...) e nós gostámos muito, mas a nossa preferida foi "Iaci e a Boneca", que vimos na internet, porque a menina fez uma boneca com uma maçaroca de milho e nós também quisemos experimentar.
Sem comentários:
Enviar um comentário