sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Números...

"A ocasião faz o ladrão", diz a sabedoria popular, mas gostava de pegar neste dito e dar-lhe um sentido positivo.
 O jardim de infância é um local que deve ser rico de "ocasiões". Ao educador cabe estar desperto para as provocar e aproveitar. Deixo-vos um exemplo de uma dessas ocasiões produtivas a que é necessário estar atento:

Há alguns dias o R. (3 A) brincava fazendo desenhos com letras e números no quadro magnético.  Fui conversar um pouco com ele sobre o que estava a fazer e aproveitei para observar, usando o número 4 por ele colocado no quadro e um outro número 4 de outro material, que estava na caixa: " Olha , estes números são iguais!", "Pois é - respondeu ele- são quatros." "Olha - continuei - encontrei outro número igual a este (3) que aí tens. Será que há mais números iguais?", "Vou procurar!"- respondeu ele motivado.

Saí de ao pé dele e fui apoiar outra criança . Daí a pouco olhei para o quadro magnético. O R. tinha ordenado os algarismos e, por baixo deles, uma outra linha com todos os algarismos iguais aos de cima.

(Brincando ordenou os algarismos, identificou os que eram iguais entre si e agrupou-os segundo essa característica. Com uma pequena intervenção da minha parte, o R. organizou sozinho e com prazer uma aula de matemática, treinando competências importantes nesta área).

Sem comentários:

Enviar um comentário