segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Parabéns para ti!

Hoje tivemos a primeira festa de aniversário do ano letivo... foi a primeira festa, mas foram 2 as meninas que fizeram anos - a nossa menina mais nova, a Victória, que fez 3 anos e a Margarida que fez 4 anos. É engraçado, este ano temos por 3 vezes meninos a fazer anos no mesmo dia! 

A Margarida foi muito querida porque como a Victória não tinha bolo (fizeram anos no sábado), partilhou o dela com a amiga!


Foi um dia cheio de atividade porque à segunda feira há muitas coisas para fazer (conversar sobre o fim de semana e às vezes registar o que se disse, analisar como esteve o tempo ao longo da última semana e fazer o registo das conclusões...) e hoje ainda tivemos de  iniciar o quadro dos aniversários,  fazer as prendas para as amigas e  fazer a festa. Foi trabalho a mais porque não deu para fazer tudo. Mesmo sem estar acabado queremos mostrar como está a ficar o nosso quadro de aniversários:

Como somos  Os Peixinhos, fizemos um barco no mar com muitos peixes (um para cada, só falta os adultos fazerem os peixes deles). Os peixinhos que estão no barco são dos meninos que já não fazem anos até às férias de Verão. Os dos meninos que ainda fazem anos, estão no mar e vão passando para o barco quando for o aniversário deles.

(voltamos a mostrar o nosso quadro quando estiver pronto)

Também começámos as prendas para a Margarida e para a Victória, mas não tivemos tempo de as acabar. Mas como a Inês J. está quase a fazer anos mostramos o que estamos a fazer nessa altura.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Quadros e mapas (II)

A vida no jardim de infância, rege-se por regras, direitos e  responsabilidades, tal como a vida fora dele.
Hoje trago o quadro de tarefas, como se encontra de momento (de momento porque as tarefas podem mudar quando necessário: uma pode deixar de se justificar ou pode surgir uma nova).
Como tarefas temos:

  •  marcar o tempo (meteorológico (chuva, sol, vento...; cronológico - dia do mês, da semana, mudar o ano, a estação, o mês)
  • tratar dos peixes - alimentar, mudar a água, lavar as conchas e pedras  (temos um novo que veio fazer companhia à Princesa, é o Cometa Negro, peixinho cheio de energia e atividade que está no JI desde ontem)
  •  chamar para o comboio (para ir à casa de banho e lavar as mãos antes das refeições e para ir ao recreio)
  • dar o lanche 
  • verificar se a sala está arrumada (no final da manhã e da tarde)
  • despejar o ecoponto (o papelão e o plasticão)
  • ajudar a pôr/recolher os brinquedos do recreio
Como funciona? Porquê?

No início da manhã, após cada criança marcar a sua presença, são escolhidas 2 crianças para se responsabilizar por cada tarefa. De preferência cada par é formado por uma criança mais nova e por outra mais velha, desta forma podem trabalhar em cooperação, apoiar-se e complementar-se no desempenho da tarefa de que são responsáveis - as crianças mais novas sentem-se apoiadas e crescem com segurança e as mais velhas habituam-se a ajudar os mais novos e a ser tolerantes com as suas dificuldades. 

domingo, 17 de novembro de 2013

O grupo está a crescer...

Estamos muito contentes porque chegou um amigo novo!
Chama-se André e tem 3 anos. Veio de um país chamado França, que fica logo a seguir à Espanha.
É muito engraçado porque ele fala francês (e português) e quando fala em francês nós não percebemos nada do que ele diz!
Já combinamos que ele nos vai ensinar palavras em francês e que vamos fazer um livro em francês e português.
Nós estamos a ensinar ao André as coisas que sabemos e ajudamos quando ele tem alguma dificuldade, dizemos quais são as nossas regras, como se fazem os jogos...

Ele gosta muito de brincar na garagem, nos jogos de mesa e já sabe fazer muitos jogos!
Também já descobrimos que gosta muito de ouvir canções e de dançar.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Magusto - dia de S. Martinho

Fomos passar o dia de S. Martinho com os amigos do JI de Verdelho.

Gostámos de conviver com os amigos e de brincar com os brinquedos deles - eles têm muitas coisas diferentes das do nosso JI.




Fizemos uma grande roda com os amigos e apresentamo-nos porque alguns de nós não se conheciam. Depois combinamos o que íamos fazer ao longo do dia.





Nós levamos pinhas, caruma e lenha miúda para juntar com o que eles tinham e os adultos fizeram uma grande fogueira para assar as castanhas.














No fim de as castanhas estarem prontas, os meninos puderam comer todas as que lhes apeteceram. Há muitos meninos que não gostam de castanhas!



Almoçamos todos juntos. Alguns meninos levaram coisas para partilhar com os amigos.

Depois do almoço, vimos "no cinema" a lenda de S. Martinho .

Antes de acabarmos o convívio, recebemos uma folha com a lenda para levarmos para as famílias e colorimos um desenho da lenda.

Voltamos para Achete na carrinha e ainda tivemos tempo para fazer um registo do dia, em forma de cartaz - fizemos com colagem uma fogueira  e cada menino se representou à volta dela a comer castanhas.

Foi um dia bem divertido!



sábado, 9 de novembro de 2013

Quadros e mapas (I)

 Pouco a pouco vão surgindo na sala quadros e mapas para preencher - cada um tem a sua função e pretende-se que sejam instrumentos que levem cada criança a apropriar-se de regras e rotinas, a organizar o seu pensamento, a fazer descobertas e a evoluir nas diferentes áreas do desenvolvimento.
                                 mapa das presenças
                                                                         Como funciona?

- Cada criança regista diariamente a sua presença utilizando um símbolo pré-estabelecido com o grupo
- No final de cada mês conta  e regista as faltas e presenças e recorda porque faltou.

Algumas noções que adquire:
- a sucessão do tempo - dias, semanas, meses...
- a sequência e o nome dos dias da semana/dos meses
Treina o trabalho com mapas de 2 entradas

quadro do tempo

Como funciona?
- todos os dias uma criança atualiza os dados

Algumas noções que adquire:
 - a sucessão do tempo cronológico - dias, semanas, meses, estações do ano...
- o nome dos dias, dos meses, das estações do ano
-  noções de meteorologia
- características das estações do ano
mapa do tempo meteorológico 
(como o quadro anterior apenas permite registar o tempo que faz em cada dia não permite uma análise do tempo ao longo de uma semana, surgiu  a necessidade de complementar com este mapa)


Como funciona?
- todos os dias uma criança regista o tempo que faz
- no final da semana faz-se a análise do mapa contando quantos dias choveu, esteve sol, etc. e regista-se em números

Algumas noções que adquire:
- a variabilidade do tempo diário
- o nome dos dias da semana
-  noções de meteorologia

Treina:
- a capacidade de observação, de representação gráfica, de análise de um mapa
- a capacidade de contar e de associar número e quantidade
- a identificação e a escrita dos números
- o trabalho com mapas de dupla entrada


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Números...

"A ocasião faz o ladrão", diz a sabedoria popular, mas gostava de pegar neste dito e dar-lhe um sentido positivo.
 O jardim de infância é um local que deve ser rico de "ocasiões". Ao educador cabe estar desperto para as provocar e aproveitar. Deixo-vos um exemplo de uma dessas ocasiões produtivas a que é necessário estar atento:

Há alguns dias o R. (3 A) brincava fazendo desenhos com letras e números no quadro magnético.  Fui conversar um pouco com ele sobre o que estava a fazer e aproveitei para observar, usando o número 4 por ele colocado no quadro e um outro número 4 de outro material, que estava na caixa: " Olha , estes números são iguais!", "Pois é - respondeu ele- são quatros." "Olha - continuei - encontrei outro número igual a este (3) que aí tens. Será que há mais números iguais?", "Vou procurar!"- respondeu ele motivado.

Saí de ao pé dele e fui apoiar outra criança . Daí a pouco olhei para o quadro magnético. O R. tinha ordenado os algarismos e, por baixo deles, uma outra linha com todos os algarismos iguais aos de cima.

(Brincando ordenou os algarismos, identificou os que eram iguais entre si e agrupou-os segundo essa característica. Com uma pequena intervenção da minha parte, o R. organizou sozinho e com prazer uma aula de matemática, treinando competências importantes nesta área).

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Capas para os trabalhos

As nossas capas ficaram lindas!
Já estão quase todas terminadas. Como tínhamos dito são feitas em napa (obrigada firma "Trisca" pela oferta da napa!), escolhemos os peixinhos porque a nossa sala é a sala dos peixinhos, como já explicámos.








No fim de estarem cozidas com os peixinhos que cada menino escolheu e pintou para as  assistentes da sala saberem as cores seleccionadas por cada um e fazerem em napa das mesmas cores, só ficou a faltar os meninos desenharem com canetas de acetato, o mar e as bolinhas (bolhas) que os peixes deitam quando respiram.
Os que já sabem escreveram o seu nome e ... eis as nossas lindas capas:


domingo, 3 de novembro de 2013

Tradições à mistura

No dia 31, juntamos duas tradições - a portuguesa, não de pedir bolinhos porque o JI fica num local onde não moram pessoas( há apenas serviços e, bem, moram lá 2 pessoas), mas de comer broas; e a dos países anglo-saxónicos, de festejar o Dia das Bruxas.

Há algum tempo, a Inês J. trouxe uma abóbora semeada e cuidada por ela (parabéns Inês, belo trabalho!) para esculpirmos para o Dia das Bruxas. Nesta sexta-feira, transformámo-la (à abóbora) numa bela Lanterna do Jack, com uma vela dentro para iluminar o nosso lanche.

Desta forma, fizemos um lanche em que comemos as broas que confeccionamos e outras que os pais nos mandaram e bebemos um suco mágico, confeccionado pelas bruxas durante a noite.





A pequena bruxa Laura, trajada a rigor, distribuiu por todos gulodices, com alguma travessura à mistura.



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Broas de milho - à descoberta do milho (conclusão)

Terminámos da melhor maneira o projeto de descoberta do milho - fomos fazer broas de milho e mel a casa dos avós da Laura.

Mas, primeiro tivemos de preparar tudo bem:

-  fizemos aventais e chapéus de pasteleiro para não nos sujarmos e também para cumprir as regras de higiene alimentar, porque quando se preparam alimentos devemos estar bem limpinhos, lavar as mãos e ter o cabelo tapado para não cair nenhum para a comida.

Até os meninos mais novos coseram os seus aventais!


Ao fazer os chapéus de pasteleiro aprendemos a fazer uma coisa nova - contornar um desenho antes de o pintar.






No dia 30, logo de manhã fomos na carrinha até ao "Chicote", o restaurante dos avós e do pai da Laura. Era dia de encerramento do restaurante  por isso não incomodamos nada. Esperava por nós a  tia da Laura, que nos orientou e ajudou a fazer tudo. Foi muito querida! (Obrigada Létinha!)

Confecção das broas


Eis os pequenos pasteleiros em acção 


A combinar como iríamos fazer e a observar o que cada um tinha trazido para as broas.











Todos participaram pondo os ingredientes







mexendo a massa




modelando as broas



enfeitando-as com nozes ou amêndoas


mas na hora de levar ao lume, de aquecer o forno ou colocar e tirar as broas no forno foi a vez dos adultos porque no lume os meninos sabem que não podem mexer!



Tiveram a sua participação, observando como se faz,  aprendendo o nome dos objetos utilizados, fazendo perguntas a aprendendo regras de segurança.




Já no jardim de infância, à tarde, fizemos as cestinhas para pôr as broas que vamos levar para as nossas famílias provarem.