Começamos por nos descalçar e colocar o nosso calçado ao lado um do outro.
Estávamos 11 meninos na sala e a Quina contou os sapatos e eram 22. Então interrogou-nos: "Se estão 11 meninos na sala como é possível haver 22 sapatos?" Alguém disse muito depressa: "Enganaste-te!" Mas a Verónica, que está quase sempre atenta, pensou um bocadinho e disse "É porque deves contar 2, 2,2..." A Quina ainda não parecia estar a perceber bem e então a Marta ajudou "Contas os sapatos de 2 em 2.... dois sapatos para cada menino". Depois de discutirmos o assunto mais um tempo chegamos à conclusão que os sapatos se usam aos pares. "Cada par são duas coisas iguais ou parecidas"... "duas coisas que servem para o mesmo, por exemplo, um par de luvas são 2 luvas, uma para cada mão". Descobrimos muitas situações em que se pode aplicar a palavra par: meias, sapatos, olhos, dias, meses ... mas há coisas em que se diz "par e só há um objeto : um par de óculos, um par de calças, um par de cuecas... nestes casos deve ser por servirem para duas coisas (um par de óculos tem um vidro para cada olho, um par de calças, veste 2 pernas....)
Nós gostamos muito de conversar a descobrir coisas, é muito interessante.
Quando nos pesámos descobrimos que quem é mais pesado na sala é a Débora e quem é mais leve é a Margarida.
A educadora foi registando no quadro os pesos de cada um para no fim podermos analisar.
Chegámos à conclusão que há meninos que têm o mesmo peso (A Verónica pesa tanto como a Adriana e o Manuel pesa tanto como a Inês); uns que pesam mais/menos que os outros (O Afonso é mais pesado do que a M. João, mas é mais leve do que o Francisco),
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