quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bruxas Malvadas!


Hoje é o dia das bruxas e nós, como sempre gostamos muito de festejar este dia.



A Marta veio mascarada de bruxa de casa e o Afonso trouxe uma abóbora "disfarçada" de bruxa, que o pai lhe fez.

O pai do Afonso foi espetacular por ter feito aquela bruxa!

 Depois foi só acabar de a decorar e ficámos  com uma bruxa horrorosa na sala! Lá dentro colocámos uma vela  acesa para ela ter um aspeto mais terrível...


A educadora ensinou-nos uma quadra sobre bruxas e a Marta lembrou que podíamos inventar mais quadras para ficar mais bonito e foi assim que fizemos a canção das Bruxas Malvadas.

 Bruxas Malvadas

   Eu sou bruxa      
E sou bem malvada    
Gosto de leitinho    
E pão com marmelada. 

Monto na vassoura    
E vou à feira        
Comprar uma varinha  
Para fazer magia.    


De noite e de dia    
É só feitiçaria      
Maldades e tropelia. 

Ponho as árvores a mexer
E quando vem alguém     
Foge logo a correr.     

As minhas aranhas       
Andam sempre em fila    
Para assustar as pessoas
Que moram lá na vila.   

E depois os morcegos    
Saem a voar             
Atrás das pessoas       
para as assustar.       

  Eu sou bruxa       
E sou bem malvada    
Gosto de leitinho    
E pão com marmelada. 


Cada um de nós fez uma abóbora de cartolina e enfeitou-a, para fazermos um colar, para usar no baile das bruxas.

À tarde não costumamos lanchar no JI, mas hoje foi um dia especial e organizamos o Lanche das Bruxas seguido de baile. Todos trouxemos broas para partilhar e a Cristina fez uma bebida maligna como as bruxas costumam fazer e deu-nos para beber. Era horrível... (Ahahah...) Ela diz que nos vamos transformar em lagartos! Mas os adultos também beberam!

domingo, 28 de outubro de 2012

Movimento com cordas

Na 5ª feira pedimos à Quina que esta semana utilizasse só cordas na sessão de movimento.
 Aqui ficam algumas imagens do que fizemos:
Percurso com cordas - coordenação
Percurso com cordas - equilíbrio



Percurso com cordas - equilíbrio e destreza
Percurso com cordas - coordenação 

Percurso com cordas - destreza e coordenação




Jogos com cordas -  jogo de coordenação  e velocidade
jogos com cordas - jogo de força

jogos com cordas - jogo de coordenação
Relaxe com massagem

Medidas e números

Depois das atividades com as balanças, as meninas de 5 anos, recordaram que ainda não nos tínhamos medido este ano. Quando fomos para o fazer descobrimos que e nossa fita métrica estava em mau estado. Foi necessário construir outra e as meninas mais velhas puseram mãos à obra com ajuda da educadora.
Escolhido o material em que se iria fazer, distribuiram-se as tarefas:
A educadora fez as medições iniciais, a Débora fez o risco com a régua unindo as marcações na cartolina que iria servir de base, a Marta cortou a tira necessária para aplicar os números, a Filipa colou, ajudada pelas amigas.



Era  necessário decidir como se iria fazer para colocar os números na régua e as meninas foram  buscar a caixa dos números recortados e começaram a  selecioná-los.

 Surgiu outro problema: Não sabiam compor os números até 140 (altura total da fita).  A educadora sugeriu que fizessem uma linha  com os números de 0 a 9 e que por baixo do 0 pusessem o 10 (seria a fila do 10, portanto todos os números iam iniciar por 1) acrescentando-se o número que estava por cima na primeira fila, chegados ao final da fila começava-se outra começada por 2 (fila do 20)...
A Débora ficou um bocadinho calada e depois exclamou: "E a outra fila começa por 3, a outra por 4.... já percebi!" E o trabalho continuou...



A fita métrica levou muito tempo a fazer e só no outro dia à tarde foi possível medir os meninos. (a partir de certa altura, marcaram-se todos os "risquinhos" mas só de 10 em 10 se colaram os números).




Mais uma vez a Débora se destacou porque é também a mais alta do grupo (além da mais pesada).A mais pequenina é a Maria João.

Fizemos uma "escadinha", ou seja, os meninos fizeram uma fila começando no mais alto e terminando no mais baixo.
"Lá em casa eu e os meus irmãos também somos "uma escadinha". O Tiago é o mais alto, a Bianca é média e eu sou a mais baixa" - observou a Débora.
Analisado o registo das medições, puderam perceber quanto tinham crescido desde a entrada no JI. Todos cresceram imenso!
Depois cada um fez o registo individual da sua altura.











Para que as meninas mais velhas percebessem melhor como se compõem os números, a educadora apresentou-lhes uma tabela, que elas quiseram logo preencher.

Claro que não era obrigatório fazê-lo e duas das meninas preencheram apenas até ao final da fila do 30 (39), mas a Débora surpreendeu ao preencher a tabela até ao 99 (e num relâmpago!!)








Há pesos e pesos...

Na semana da alimentação usamos uma balança de cozinha para pesar alimentos, esta semana utilizamos uma balança diferente, que serve para pesar pessoas. Relembramos que a medida que representa o peso é o quilo e fomos descobrir quem pesa mais/menos na nossa sala.

Começamos por nos descalçar e colocar o nosso calçado ao lado um do outro.


 Estávamos 11 meninos na sala e a Quina contou os sapatos e eram 22. Então interrogou-nos: "Se estão 11 meninos na sala como é possível haver 22 sapatos?" Alguém disse muito depressa: "Enganaste-te!" Mas a Verónica, que está quase sempre atenta,  pensou um bocadinho e disse "É porque deves contar 2, 2,2..." A Quina ainda não parecia estar a perceber bem e então a Marta ajudou  "Contas os sapatos de 2 em 2.... dois sapatos para cada menino".  Depois de discutirmos o assunto mais um tempo chegamos à conclusão que os sapatos se usam aos pares. "Cada par são duas coisas iguais ou parecidas"... "duas coisas que servem para o mesmo, por exemplo, um par de luvas são 2 luvas, uma para cada mão". Descobrimos muitas situações em que se pode aplicar a palavra par: meias, sapatos, olhos, dias, meses ... mas há coisas em que se diz "par e só há um objeto : um par de óculos, um par de calças, um par de cuecas...  nestes casos deve ser  por servirem para duas coisas (um par de óculos tem um vidro para cada olho, um par de calças, veste 2 pernas....)

Nós gostamos muito de conversar a descobrir coisas, é muito interessante.


Quando nos pesámos descobrimos que quem é mais pesado na sala é a Débora e quem é mais leve é  a Margarida.

A educadora foi registando no quadro os pesos de cada um para no fim podermos analisar.

Chegámos à conclusão que há meninos que têm o mesmo peso (A Verónica pesa tanto como a Adriana e o Manuel pesa tanto como a Inês); uns que pesam mais/menos que os outros (O Afonso é mais pesado do que a M. João, mas é mais leve do que o Francisco),

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Organizar e contar

Mais uma semana cheia de atividades e descobertas que passou e nós  aprendemos muitas coisas.

Na 2ª feira:

A Quina lançou-nos um desafio no domínio da linguagem oral  e que foi de dificuldade diferente de acordo com as idades dos meninos.
Ela tem 6 imagens que contam uma história.


Para os  meninos de 3 anos, selecionou apenas uma imagem e pediu que lha descrevessem, quer dizer, que a observassem muito bem e lhe dissessem o que viam nela.










Para os meninos de 4 anos, escolheu 3 imagens e pediu que as organizassem de forma a poderem contar uma  história.



























Aos meninos de 5 anos, entregou as 6 imagens para que as organizassem numa sequência lógica e contassem também uma história possível.



















quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Marmelada

Aprendemos a fazer marmelada.
Os pais mandaram muitos marmelos para o JI e hoje fizemos marmelada.

Os meninos mais velhos ainda se lembravam qual é a unidade de medida que se usa para o peso. Disseram logo que é o quilo e explicaram aos mais novos que o objeto que se usa para pesar é a balança.

Observámos uma coisa curiosa: os marmelos, quando se descascam, são amarelo claro mas, passado um bocadinho ficam castanhos. Alguns meninos pensavam que se tinham estragado, mas a Quina explicou que não. Eles tinham ficado oxidados. E explicou que há alimentos que, quando ficam em contacto com o oxigénio (um elemento do ar que respiramos), oxidam, quer dizer há uma alteração que nós podemos ver atra
vés da mudança de cor  - acontece com a maçã, com a pêra, com o marmelo... explicou também que se juntarmos sumo de limão ao fruto, o limão evita que haja oxidação.

Cortamos um pedaço de marmelo oxidado e descobrimos que, por dentro continuava clarinho - não estava oxidado porque não estava em contacto com o ar.



Quando a marmelada ficou fria, todos comemos um pedaço de pão com marmelada. Hum .. está deliciosa, fantástica.


 Ao fim do dia todos os meninos levaram para casa um copo de marmelada para partilharem com as famílias. A que sobrou é para vender na feira de S. Martinho, que vamos fazer em Novembro com os amigos da EB.

Alimentação (continuação)

 Sabemos que para crescermos saudáveis temos de nos alimentar bem, o que não quer dizer comer muito, mas comer as coisas certas.

Na segunda-feira, falamos sobre as sopas.

Vimos uma história em fantoches, Chamada "Sopa de legumes".

Foi mesmo giro, porque os fantoches eram feitos com legumes a sério!
















Na 3ª feira, trabalhamos sobre as frutas e as suas propriedades. Aprendemos que têm vitaminas e fibras e que nos protegem de doenças e ajudam o corpo a funcionar bem.

 Fizemos espetadas de fruta para o nosso almoço e todos os meninos comeram. Até a Inês F. que só comia alguns frutos e se estivessem triturados, provou um bocadinho  de todos. Não gostou muito do melão nem da melancia. 
Como é hábito, aproveitamos para trabalhar conceitos matemáticos.
Hoje observamos as formas e sentimos as texturas das frutas. No fim fizemos um jogo com os olhos tapados para descobrir o nome das frutas pelo cheiro. Também registamos numa tabela as nossas conclusões.




segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Alimentação

Temos andado a trabalhar sobre o tema da Alimentação Saudável. 
Este ano, relacionamos a cor dos alimentos com as suas propriedades como forma de trabalhar ao mesmo tempo as cores com os amigos que ainda não as conhecem bem.

Começamos por conversar sobre a nossa alimentação em casa, que refeições tomamos e qual o tipo de alimentos que ingerimos em cada uma delas. Depois fomos fazer uma pesquisa na Internet sobre as cores que os alimentos podem ter e o que ela nos diz sobre cada alimento. (4 e 5 anos)
Registamos num quadro coletivo o resultado da nossa pesquisa (5A) e depois cada um fez o seu registo individual a partir do quadro. 


Fizemos massa de cores (foi a 1ª vez que os meninos de 3 A fizeram) e depois de "matarmos saudades" de brincar com ela, combinámos fazer uma pizza coletiva - uma pizza de frutos.


Ficou linda e muito apetitosa. Que pena não a podermos comer!!




As meninas mais velhas (só há meninas no grupo dos 5 anos) fizeram o registo individual. Escolheram um objeto circular para representarem  a base da pizza, dividiram o espaço ao meio (ficaram com 2 metades) com uma régua e depois em 4 como na pizza de massa.


Conversa:
Débora - Se cortarmos ao meio ficamos com 2 metades e se cortarmos em quatro? Diz-se 4 metades?
Marta - Acho que metades é quando são duas, não é Quina?
Educ - Sim e quando temos 4 partes, cada uma se chama um quarto. (e perante alguns olhares surpreendidos) Mas não se trata do nosso quarto de dormir... é uma quarta parte do total. Esta é daquelas palavras malandras que tem mais do que um significado.
(É delicioso ver estes meninos a crescer e a pensar!)


 Em seguida desenharam os frutos em cada uma das partes, contaram quantos tinham colocado em cada uma e escreveram o número correspondente.






Pedimos às famílias a colaboração com o envio de marmelos (para a  marmelada que iremos fazer com este fruto do Outono) e muitos já enviaram o seu contributo.



Cada criança mostrou ás outras o que tinha trazido e fizemos conjuntos, classificamos de acordo com algumas caraterísticas, fizeram-se contagens e comparações de quantidades utilizando os termos mais e menos e também quantificadores numerais.
As meninas de 5 anos fizeram cálculo mental para descobrirem "quantos faltam para ter tantos como o..." e "quantos tenho a mais do que o..."




Na 6ª feira, a sessão de movimento também foi aproveitada para reforçar ideias sobre a alimentação correta.

No aquecimento cada menino foi uma árvore ao sabor do vento.
Depois transformaram-se em sacos de batatas e fizeram umas corridas.



No corpo da sessão jogamos o Jogo da Glória da Alimentação. 
Cada cor de arco tinha um significado.
 verde - comeste a sopa toda. Avanças 2 casas.
laranja - comeste fruta ao longo do dia.  Avanças 1 casa.
amarelo - bebeste sumo de fruta natural. Avanças 1 casa.
azul - comeste uma guloseima. Recuas 1 casa.
vermelho - não lavaste os dentes no fim de comer. Ficas uma vez sem jogar.

(Todos os meninos adoraram este jogo!)

Como hoje foi um dia especial ( e só nesses se devem comer guloseimas), a sessão terminou com o jogo do rebuçado, no qual cada criança tinha de apanhar um rebuçado pendurado por uma linha, usando apenas a boca... foi uma risota, mas todos conseguiram!

Para a semana as atividades continuam com este tema. depois mostramos como foi!