terça-feira, 3 de março de 2015

Já temos loja!

Hoje introduzi a loja na sala.
Estivemos a ver o nome de diversas lojas, em função do que vendem e nem imaginam a criatividade destes meninos!


Assim, uma loja onde se vende:
- carne  - é um carneiro;
- peixe - é uma peixeira;
- fruta - é uma fruteira...
...e assim por diante!

Até eles se riram dos disparates!

Na conversa introdutória, explicaram que uma loja é "um sítio onde uns vendem coisas e outros compram" e que para se poderem realizar estas operações é necessário ter dinheiro ou cartão do banco.

Mostrei-lhes um exemplar de algumas notas e moedas, sabendo uma criança identificar que a nossa moeda se chama "euro" e que temos euros e cêntimos.

Os mais velhos decalcaram moedas e alguns até consideraram que era uma espécie de magia.

Seleccionamos os produtos a ter na loja e verificamos que precisamos de alguns. Eu  disse-lhes para pedirem às famílias colaboração com o envio de algumas embalagens vazias e lavadas (de iogurte, de detergente,  de papas...) - Não enviei recado que é para terem a responsabilidade de se lembrarem. Não é grave se se esquecerem de pedir em casa. É só para criar a responsabilidade e treinar a  memória.

Nesta área vai haver um bloco para fazerem as contas ("os meninos não devem usar máquina de calcular que é para porem o cérebro a pensar" ) e material para escrever, na área da casa vai haver um bloco de papel para "podermos fazer a lista das compras".

Dinheiro (a fingir, mas idêntico ao real) , já está nas carteiras.

Amanhã vamos colocar os preços nos produtos e a loja pode inaugurar!

(Esta área vai proporcionar trabalho de forma lúdica, na área do conhecimento do mundo - identificar o dinheiro, saber como se compra e vende, ,do raciocínio lógico matemático - Trabalhar com números, identificá-los, fazer contas, escrever números, resolver problemas... ;  da formação pessoal e social - desenvolver relações entre pares, resolver conflitos...)

1 comentário: