Como vamos fazer?
Com a ajuda dos lápis de cor.
Os adultos prepararam uma superfície com 12 copos de plástico. Cada um tem um autocolante da cor dos lápis que irá ter lá dentro e tem escrito o nome da cor (assim a criança vai associando a escrita do nome à cor).
O trabalho dos meninos de 3 anos foi seleccionar os lápis de cada cor e fazer conjuntos com eles.
No fim, os meninos de 4 anos e 5 anos contaram quantos lápis há de cada cor e, os meninos de 5 anos, registaram numa folha. Depois ainda comparamos os conjuntos obtidos e vimos quais é que tinham mais/menos/ou igual número de elementos. Assim pudemos ordenar os conjuntos de acordo com a quantidade de elementos e os meninos mais velhos aproveitaram para treinar os números ordinais.
Também identificamos tons das cores (claro/escuro/médio/seco).
(Uau! Já repararam na quantidade de conceitos matemáticos que trabalhámos? E com todo o prazer, através de um trabalho-jogo)
Assim os meninos vão aprender mais depressa (e melhor) as cores, porque ao olharem para os copos têm as cores individualizadas e tomam mais consciência delas e dos seus nomes.
Muito bem, estou a gostar de ver.
ResponderEliminarBeijinhos para todos os meninos e meninas bem como para a educadora Quina e para todas as auxiliares que tomam contam e ensinam os nossos filhos e filhas. Obrigado pelo excelente trabalho que têm feito com a minha filha Sofia, que de dia para dia está a ficar uma menina mais desenrascada, inteligente, marota, divertida e brincalhona. Estou a adorar ver a evolução dela.
Obrigada. Nós também nos encantamos vendo a Sofia a crescer. Mas cada um só dá o que tem dentro de si e a Sofia é uma menina com "muita coisa lá dentro". Por outro lado consegue ser uma menina tranquila e muito interessada. Nós também nos sentimos muito contentes com a forma como a vemos a crescer, a tornar-se autónoma e malandreca.
EliminarBom dia.
EliminarBom trabalho.
E mais uma vez obrigado por tudo.