domingo, 16 de março de 2014
Material novo na área da escrita
A nossa área da escrita foi enriquecida com mais uma ferramenta.
Deram à educadora cartões com imagens e a palavra escrita do outro lado e ela trouxe para a nossa área da escrita. Os cartões foram muito bem acolhidos, porque assim podemos copiar os nomes das coisas e saber o que estamos a escrever - basta olhar para a imagem! Também gostámos porque às vezes não sabemos bem como desenhar algumas coisas e assim podemos copiar a partir da imagem.Os cartões têm algumas palavras novas e, desta forma, também ajudam a enriquecer o nosso vocabulário.
Mas surgiu um problema: como guardar tantos cartões para estarem sempre à disposição e bem organizados?
1 - Arranjámos una caixa de cartão e fizemos divisões com fios e palhinhas enfiadas para separar os cartões;
2 - Separamos os cartões de acordo com a letra inicial das palavras;
3 - A educadora escreveu em cada divisão quais as letras iniciais que lá iam ficar;
4 - Arrumámos os cartões nas divisões certas;
Estava tudo preparado para usarmos o material!
O pior foi nessa altura!
Não conseguíamos que os cartões se mantivessem bem organizados! Quando os guardávamos escorregavam e era muito difícil saber onde começavam e terminavam os cartões de cada letra!
Depois de pensar sobre o assunto, decidimos fazer umas carteiras para os cartões de cada letra. Fomos buscar os carimbos e carimbámos por fora de cada carteira a letra inicial das palavras que íamos pôr lá dentro.
Depois foi só verificar quais as palavras para cada carteira:
Agora sim! Já podemos trabalhar com tudo organizado. É mais fácil e melhor!!
Etiquetas:
abecedário,
as letras,
carimbagem,
conjuntos,
promoção da escrita,
vocabulário
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário