Quando falou sobre a visita dos Reis magos ao Menino Jesus, a educadora disse-nos que muitos artistas fizeram trabalhos (pinturas, desenhos, esculturas...) sobre esta visita. No fim, mostrou-nos a imagem de uma pintura de um senhor, chamado Andrea Mantegna, que viveu em Itália há 500 anos.
Nós gostamos de ver e de conversar sobre a pintura. Este artista fez uma pintura muito bem feita, parece uma fotografia.
( É importante ir alargando o universo de conhecimentos das crianças e fazer-lhes chegar outras realidades, nomeadamente na área artística, educando a sua sensibilidade)
(Com o objetivo de estimular a linguagem verbal, hoje pedi a cada criança que me dissesse o que sabe sobre a pintura e fizesse uma descrição do que via. Ao longo da conversa fui fazendo perguntas, ajudando a construir frases completas, corrigindo palavras mal pronunciadas... Nos textos individuais produzidos registei apenas o que as crianças me disseram sem a minha intervenção, pois parece-me importante para fazer comparação com textos futuros e para ir servindo de contraponto para perceber a evolução da criança. )
Nós também fizemos os Reis Magos com as nossas mãos mágicas!!
(com as mãos podemos fazer tanta coisa! No Natal fizemos o Pai Natal, agora fizemos os reis magos, mas já temos feito outras coisas e todas ficam mesmo parecidas!)
Os meninos de 3 anos treinaram a noção de igualdade, procurando num conjunto de botões, botões iguais 2 a dois para fazerem os olhos dos reis.
Os outros meninos trabalharam a noção de par, ao seleccionarem 3 pares de olhos para os reis magos.
(O trabalho, embora muitas vezes seja aparentemente igual atende às especificidades de cada idade e de cada criança, sendo os objetivos diferentes, como neste caso ou o grau de exigência diferente, por exemplo)
A Sofia está a evoluir muito bem.
ResponderEliminarObrigado a toda a equipa que a tem feito crescer como pessoa.
Beijinhos a todas e mais uma vez muito obrigado.
Humberto Assentiz
Obrigada. tem sido muito bom trabalhar com a Sofia. É uma menina um bocadinho tímida, mas que vemos a desabrochar e a ser cada vez mais comunicativa. Como conversámos é muito interessada e curiosa e gosta de fazer bem as suas tarefas. Vê-se que é uma menina muito amada.
ResponderEliminar