As meninas de 5 anos andam muito interessadas em aprender a ler e a escrever, mas também alguns amigos mais novos escolhem muitas vezes esta área para as suas atividades.
Há algum tempo, a Marta e a Débora (5 A) foram para a biblioteca e fizeram uma "casa" com cadeiras e levaram livros para lá. Quando a Quina "as descobriu" tinham tirado as fichas de identificação de cada livro e tinham-nas misturado todas. Adivinham o que estavam a fazer?
Estavam a ler os títulos das fichas e a tentar fazer a identificação dos livros a que pertenciam, através da comparação das letras e palavras das capas dos livros. No fim de explicar o que estavam a fazer, uma delas perguntou à educadora, com alguma ansiedade: "Pode aprender-se a ler assim, não pode? Eu quero mesmo aprender a ler!"
(Muitas vezes, as crianças vão buscar material para escrever e andam pela sala a escrever as palavras que encontram nas diferentes áreas, em caixas de jogos, em revistas, em livros... por isso é muito importante que as palavras escritas estejam "por toda a parte", dando oportunidade a um contacto informal com a escrita, o qual contribui para a identificação das letras, compreensão da composição das palavras e, posteriormente dos processos de escrita e leitura.)
Esta semana recordamos as regras de utilização da biblioteca, relembramos forma de organização dos livros segundo temas - cada um identificado por uma cor (dicionários - verde; livros de histórias - azul; livros de imagens - amarelo, livros informativos - castanho; livros de poesia, adivinhas e lengalengas - vermelho ; revistas - cor de rosa; banda desenhada - roxo; colecções de imagens - creme) e reintroduzimos as fichas para preencher quando se escolhe um livro.
Ainda esta semana, voltamos a levar livros para ler com a família, integrado no projeto "Ler em vai e vem", do Plano Nacional de Leitura.
casa das letras |
A capa foi ilustrada livremente, mas todos os meninos quiseram usar a "casa das letras" para colar letras e números.
Para estimular a responsabilidade pelo livro que levam para casa, todas as crianças levaram um compromisso para assinar com a família.
Introduzimos também os quadros de registo de quem leva livros e de quem lê com a criança.
Sem comentários:
Enviar um comentário