segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Área da escrita e da leitura

Este ano a área da escrita e da leitura têm sido muitas vezes escolhidas.
As meninas de 5 anos andam muito interessadas em aprender a ler e a escrever, mas também alguns amigos mais novos escolhem muitas vezes esta área para as suas atividades.

Há algum tempo, a Marta e a Débora (5 A) foram para a biblioteca e fizeram uma "casa" com cadeiras e levaram livros para lá. Quando a Quina "as descobriu" tinham tirado as fichas de identificação de cada livro e tinham-nas misturado todas. Adivinham o que estavam a fazer?

Estavam a ler os títulos das fichas e a tentar fazer a identificação dos livros a que pertenciam, através da comparação das letras e palavras das capas dos livros. No fim de explicar o que estavam a fazer, uma delas perguntou à educadora, com alguma ansiedade: "Pode aprender-se a ler assim, não pode? Eu quero mesmo aprender a ler!"  

(Muitas vezes, as crianças vão buscar material para escrever e andam pela sala a escrever as palavras que encontram nas diferentes áreas, em caixas de jogos, em revistas, em livros... por isso é muito importante que  as palavras escritas estejam  "por toda a parte",  dando oportunidade a um contacto informal com a escrita, o qual contribui para a identificação das letras, compreensão da composição das palavras e, posteriormente dos processos de escrita e leitura.)

Esta semana recordamos as regras de utilização da biblioteca, relembramos forma de organização dos livros segundo temas -  cada um identificado por uma cor (dicionários - verde; livros de histórias - azul;  livros de imagens - amarelo, livros informativos - castanho; livros de poesia, adivinhas e lengalengas - vermelho ; revistas - cor de rosa; banda desenhada - roxo; colecções de imagens - creme)  e reintroduzimos as fichas para preencher quando se escolhe um livro.

Ainda esta semana, voltamos a levar livros para ler com a família, integrado no projeto "Ler em vai e vem", do Plano Nacional de Leitura.

casa das letras
Como já é habitual, cada criança tem um saco para transportar os livros e um livro de registo de leituras para ser preenchido pela família, mas este ano, acrescentamos um livro que vai sendo construído ao  longo do ano com trabalhos propostos pela educadora e feitos em casa com apoio da família.
A capa foi ilustrada livremente, mas todos os meninos quiseram usar a "casa das letras" para colar letras e números.



Para estimular a responsabilidade pelo livro que levam para casa, todas as crianças levaram um compromisso para assinar com a família.


Introduzimos também os quadros de registo de quem leva livros e de quem lê com a criança.






Sem comentários:

Enviar um comentário