domingo, 16 de dezembro de 2012

Festa de Natal

A nossa festa foi na sexta-feira, em D. Fernando.
Estiveram lá muitos amigos e familiares.

Todos os meninos apresentaram coisas muito bonitas e cheias de movimento e cor.

Deixamos aqui 2 fotografias nossas em palco, a dançar a coreografia que a Marta e a Débora inventaram para a canção "Ele vai chegar".

E chegou mesmo!
No final das apresentações de todos os grupos, chegou o Pai Natal, com as prendas. Foi uma animação muito grande!


Agora já estamos de férias e só nos falta desejar a todos:


Prenda que fizemos para os nossos pais



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Últimos preparativos....

Temos trabalhado muito para ter tudo pronto a tempo da festa de Natal e já está.

Amanhã já é dia da festa, da partilha com os amigos da EB e os do JI do Verdelho e também com as famílias. Estamos todos ansiosos!

Mas o que fizemos nos últimos dias?

_ Terminamos a  prendinha para os nossos papás. (Só podemos mostrar o embrulho, porque o que está lá dentro é surpresa).





- Recebemos uma carta muito simpática do Pai Natal em que dizia que tinha gostado muito do nosso presépio e do pinheiro que fizemos e que nos deixara uma prendinha escondida na sala. Foi um alvoroço, pois todos os meninos andavam de um lado para o outro a procurar a prenda nos sítios mais esquisitos...

carta do Pai Natal


Finalmente a Marta descobriu-a e a confusão ainda foi maior pois todos queriam abri-la.






A prenda foi o livro com CD "As canções da Maria" que tem canções muito divertidas com as quais podemos aprender imensas coisas interessantes.
Os meninos adoraram a "Canção do Chichi".








- Construímos  os materiais para levarmos para a festa. O adereço que mais gostamos de fazer foi a chaminé porque o resultado ficou fantástico e porque conversamos muito e todos deram ideias e  trabalharam. Distribuímos tarefas e fomos capazes de trabalhar "com muita autonomia" (foi a Quina que disse), o que significa que trabalhamos sem estar sempre a  chamar os adultos para ajudar, sem nos zangarmos uns com os outros e cada um a ser responsável pela sua tarefa.























O resultado ficou muito bonito. Parece uma chaminé a sério!

A Diana (que é a filha da nossa educadora e gosta de vir passar alguns momentos connosco de vez em quando) deu a ideia de se abrir um buraco e  colocar um candeeiro por detrás da chaminé para parecer que o fogo está mesmo aceso.

(Nós também gostamos muito que ela venha ao JI porque desenha muito bem, tem uma ratazana que se chama Winter, que é bué fofinha e porque a Diana sabe fazer muitas coisas giras como os artistas).

-  Ensaiamos a coreografia que vamos apresentar na festa. Os meninos mais pequenos são muito engraçados fazer os gestos e o Francisco, "que está sempre na lua", até chega a ficar virado de costas quando todos estão de frente! Vamos lá a ver como vai ser amanhã!

- Escrevemos um mail à Cristina  porque está doente e já não vem ao JI "há ca tempos" (Marta) e nós estamos com saudades dela. Tem "a mola do pescoço partida" (Verónica) , mas já está a ficar um bocadinho melhor.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O presépio e a árvore de Natal

Já acabámos de montar o presépio.
Já chegaram os 2 reis magos que faltavam e o pai da Margarida trouxe-nos uma caixa enooorme com musgo com que o tornámos mais bonito. Agora é que está mesmo bonito!


Queremos agradecer aos paizinhos (e ás mãezinhas e à mana) que construíram as figuras  e se empenharam em colaborar connosco neste presépio feito com material reciclado.
O pai do Afonso até usou umas botas de quando ele era mais pequenino, para o rei mago! E o Afonso está muito feliz e diz a todos que as botas eram dele!

Também já construímos a árvore de Natal (com reciclagem de material).




Sabem o que usamos?
- Latas de salsichas
- Papel e cola para as forrar
- bolas coloridas
- fitas para a enfeitar











árvore de Natal - final












Primeiro era para ficar assim,



mas começámos a imaginar, a pensar, fomos dando sugestões, querendo experimentar e.... acabou por ficar assim....

... adoramos o nosso pinheirinho!

Visitas da ESES

Ontem vieram ao JI umas meninas muito simpáticas que estão a estudar na Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) para serem animadoras a nível cultural. São a Joana, a Margarida e a Inês e com elas veio uma professora muito animada que nos ensinou uma rima com gestos. Chama-se Ana da Silva. Foi engraçado porque  tirou muitas fotografias à nossa sala e aos nossos trabalhos. Nós pensamos que ela gostou dos nossos trabalhos.

Trabalhámos divididos em 3 grupos. Cada grupo escreveu uma conversa, construiu os personagens ( fantoches feitos com materiais de desperdício), ensaiou um bocadinho e depois apresentou aos outros meninos a dramatização que tinha preparado.

Foi bué interessante e divertido! O tema que tínhamos para o trabalho era: a água. Nos nossos textos falámos de animais que vivem na água, de poluição da água e de como devemos comportar-nos para não a poluir. 

(Só não temos fotografias porque a Quina  tinha levado a máquina para trabalhar umas imagens para pôr no blog e deixou-a em casa! Não somos só nós, os mais pequenos, que nos esquecemos.. Mas vamos fotografar os fantoches e depois mostramos.)




sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O presépio

O nosso presépio está a ficar um espetáculo!

Hoje montámos o presépio na nossa sala. Está muito giro porque os pais ajudaram a fazer, quer dizer, eles fizeram as figuras e nós fizemos o cenário, o chão, a cabana e montámos.


pai - mãe da Adriana; Menino Jesus - irmã da Filipa;  mãe- Marta e mãe;
estrela - Débora e mãe
Pedimos a colaboração dos  pais e cada um fez uma figura, reciclando material.
Desta vez coube aos pais puxarem pela imaginação e mostrarem do que são capazes!
rei mago negro - mãe do Manuel


vaca - mãe da Inês J.



burro - mãe do Francisco

pastor - mãe da Débora; ovelhas maiores - pai da Inês F.;
ovelhas  menores - mãe da Verónica e da Mª João
Hoje era o último dia para entregar as produções para podermos montar. Ainda faltam 2 reis magos, mas devem vir a caminho porque vêm de muito longe, pode ser que na 2ª feira já cá estejam!

As meninas mais velhas pintaram o chão para o presépio. Elas divertiram-se tanto que até dançavam com os pincéis! ... por isso o chão e a mesa ficaram "um bocadinho" sujos, mas quando a Quina lá foi ver o trabalho que tinham feito já estava quase tudo limpo, foi só passar uma última vez um pano na mesa e a esfregona no chão. Estas meninas são muito responsáveis!


A caixa do "hospital dos livros" foi temporariamente transformada em cabana para o menino Jesus e os pais se abrigarem. Com ráfia imitamos a palha e depois foi só combinar onde ficava cada figura.


No fim, cantamos algumas canções ao Menino Jesus.


Hoje ainda escolhemos a música para a nossa participação na festa de Natal e continuámos a trabalhar na prendinha individual para os pais. Ah, sim... também já começamos a decorar a nossa sala!


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Já chegou... o mês do Natal

É Natal, é Natal....

O Natal já começou a ser falado há algum tempo na sala, mas só hoje iniciamos as atividades de Natal.

Às famílias foi pedido que construam as figuras para o presépio, a partir de materiais recicláveis e já começaram a chegar as primeiras colaborações - o Menino Jesus e o Burro.

Hoje  conversamos sobre o que representa o Natal e também ouvimos uma história de Natal.
Depois começamos a trabalhar na construção de uma coroa para colocar na porta da entrada do JI a desejar Feliz Natal aos amigos que cá vierem. Mais uma vez utilizamos as nossas mãos de forma criativa.

A Cristina fez o suporte para a coroa com  papel de revista e a Quina ajudou-nos a pintar as mãos e .... mas vamos mostrar-vos como está (está quase pronta, só faltam as mãos de 2 amigos que estão doentes, para ficar completa)...




 Depois, como tínhamos as mãos pintadas aproveitamos para fazer anjos....









Livro " Que comeste? Diz-me tu!"

Já terminamos o trabalho motivado pelo livro que a professora Adélia nos apresentou na hora do conto.

Fizemos um livro, que tem como título "Que comeste?  Diz-me tu?"




Área da escrita e da leitura

Este ano a área da escrita e da leitura têm sido muitas vezes escolhidas.
As meninas de 5 anos andam muito interessadas em aprender a ler e a escrever, mas também alguns amigos mais novos escolhem muitas vezes esta área para as suas atividades.

Há algum tempo, a Marta e a Débora (5 A) foram para a biblioteca e fizeram uma "casa" com cadeiras e levaram livros para lá. Quando a Quina "as descobriu" tinham tirado as fichas de identificação de cada livro e tinham-nas misturado todas. Adivinham o que estavam a fazer?

Estavam a ler os títulos das fichas e a tentar fazer a identificação dos livros a que pertenciam, através da comparação das letras e palavras das capas dos livros. No fim de explicar o que estavam a fazer, uma delas perguntou à educadora, com alguma ansiedade: "Pode aprender-se a ler assim, não pode? Eu quero mesmo aprender a ler!"  

(Muitas vezes, as crianças vão buscar material para escrever e andam pela sala a escrever as palavras que encontram nas diferentes áreas, em caixas de jogos, em revistas, em livros... por isso é muito importante que  as palavras escritas estejam  "por toda a parte",  dando oportunidade a um contacto informal com a escrita, o qual contribui para a identificação das letras, compreensão da composição das palavras e, posteriormente dos processos de escrita e leitura.)

Esta semana recordamos as regras de utilização da biblioteca, relembramos forma de organização dos livros segundo temas -  cada um identificado por uma cor (dicionários - verde; livros de histórias - azul;  livros de imagens - amarelo, livros informativos - castanho; livros de poesia, adivinhas e lengalengas - vermelho ; revistas - cor de rosa; banda desenhada - roxo; colecções de imagens - creme)  e reintroduzimos as fichas para preencher quando se escolhe um livro.

Ainda esta semana, voltamos a levar livros para ler com a família, integrado no projeto "Ler em vai e vem", do Plano Nacional de Leitura.

casa das letras
Como já é habitual, cada criança tem um saco para transportar os livros e um livro de registo de leituras para ser preenchido pela família, mas este ano, acrescentamos um livro que vai sendo construído ao  longo do ano com trabalhos propostos pela educadora e feitos em casa com apoio da família.
A capa foi ilustrada livremente, mas todos os meninos quiseram usar a "casa das letras" para colar letras e números.



Para estimular a responsabilidade pelo livro que levam para casa, todas as crianças levaram um compromisso para assinar com a família.


Introduzimos também os quadros de registo de quem leva livros e de quem lê com a criança.