quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O outono e os frutos

Estamos a explorar o outono através das frutos e da sua origem.
Sabemos que as frutas nascem de plantas, mas umas nascem de árvores grandes e altas e outras de plantas que até podem ter os ramos esticados pelo chão. Em cada época do ano há frutas diferentes, de acordo com o tempo que faz.
No outono há tantas frutas que nós nem imaginávamos!  Nós nem nunca tínhamos provado algumas frutas. Para as ficarmos a conhecer resolvemos reunir todas as que conseguíssemos.Os avós do Tomás têm maracujás no quintal, os da Verónica têm dióspiros... Enchemos um cesto grande com as frutas.
Primeiro tivemos de seleccionar as que iríamos pôr no cesto porque eram tantas que podiam encher diversos cestos.
Juntamos os frutos e separámos por famílias (conjuntos).
Com os arcos fizemos uma casa para cada família.
 Vimos que cada uma tinha um número de elementos diferente.

 


Contámos quantos elementos tinha cada família e registámos no quadro.
Depois foi só ver qual é que tinha mais elementos e qual tinha menos.

Como muitos meninos que nunca tinham provado certas frutas resolvemos experimentar saboreá-las. Foi uma delícia! O maracujá foi das frutas mais apreciadas.
Registamos numa tabela de 2 entradas alguns dos sabores que tínhamos descoberto. Assim concluímos que quase todos os frutos são doces, outros amargos, alguns ácidos (como o limão), mas nenhum  salgado. A nossa língua está dividida por zonas e cada uma sente um tipo destes sabores.


No dia seguinte, utilizamos outro dos nossos sentidos para conhecer as frutas - o tacto - e também registamos na tabela.













Sem comentários:

Enviar um comentário