Hoje dedicamos o dia a fazer experiências.
Estivemos a descobrir que quantidade de líquidos (água) ou de sólidos (tampas de plástico/grão/massas) cabiam dentro dos recipientes que tínhamos (frascos, baldes, copos, embalagens de leite...). De cada recipiente tínhamos diversos tamanhos.
Chamámos capacidade (capacidade= conseguir, ser capaz de... ) à quantidade de uma coisa que um recipiente consegue ter dentro.
Comparámos a capacidade que diversos objectos têm - um pacote de leite grande (1L) tem capacidade para ter dentro o leite de 5 pacotes pequenos (200 ml); um frasco grande leva a quantidade de líquido de 3 frascos pequenos.
Vimos que os recipientes podem estar cheios, meios, vazios...
Medimos com os dedos a quantidade que tínhamos dentro dos recipientes.
Ordenámos os recipientes por tamanhos e "do mais cheio para o mais vazio" e também "do mais vazio para o mais cheio",
Falámos do litro (L) que é a unidade medida que se usa para saber qual é a capacidade de uma coisa.
Fizemos registos do trabalho realizado.
Sem comentários:
Enviar um comentário