Temos conversado e trabalhado sobre as formas de comunicarmos aos outros aquilo que pensamos ou sentimos. E chegámos à conclusão que há muitas maneiras de o fazer. Começámos pela fala, que são os sons que fazemos com a boca para formar as palavras. Nós, em Portugal, falamos português, mas cada país tem a sua maneira de dizer as palavras, que é a língua desse país.
Alguns meninos pensavam que as palavras eram só as letras que escrevemos, mas chegámos à conclusão que
"quando falamos, as palavras são feitas por sons, mas quando as escrevemos são feitas por letras" e que: "As letras representam os sons que nós fazemos para falar ".
As letras têm nomes como nós. O T. é que nos lembrou disso. Chamam-se "A", "B", "C"... e todas juntas formam o alfabeto ou abecedário. Se têm nome também podem ter uma casa. A Quina falou com a L. e combinaram que ela ia fazer a casa para as letras que nós vamos recortando das revistas e que tínhamos de uma taça, todas misturadas.
No fim separámos as letras em conjuntos, só de "D", só de "S"...e pusémo-las todas juntas por grupos. Agora os "A" estão todos juntos e as outras letras também, cada grupo no seu "quartinho".
Hoje vimos um vídeo de um livro sobre letras em 3D e imagens de letras projectadas na parede com o data show. Mas estas imagens eram muito engraçadas. Cada letra era feita com material diferente.
Uma com CDs, outra com molas da roupa, outra com calças de ganga.... No fim, a nossa educadora propôs que experimentássemos fazer letras com o nosso corpo.
Foi muito giro. Todos queríamos fazer ao mesmo tempo, mas organizámo-nos e fizemos uns de cada vez.
No fim, os meninos de 3 e 4 anos foram fazer uma ficha com letras e os de 5 anos começaram a fazer o Livro das Letras.
Ainda não acabámos porque há muitas letras no nosso abecedário, mas estamos a gostar e a descobrir coisas importantes sobre as letras. À tarde, os meninos de 4 anos vieram ajudar-nos a fazer as páginas do livro.
Todos juntos aprendemos mais e é mais fácil e divertido.
Quando tivermos o livro pronto vamos mostrar a todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário