quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O outono já chegou....

O outono chegou "mesmo a tempo", como observou a Marta, refletindo que "vê-se que chegou o outono porque está ventinho e a chuva também veio. Ontem ainda era Verão ... estava só sol e muito calor!"

Tinha razão, a Marta. O outono já chegou e temos falado muito sobre ele.
Ontem fizemos andorinhas para espalhar pela sala: "faz de conta que cá dentro é aquele país quentinho para onde as andorinhas voam quando aqui está frio". Os meninos aprenderam uma quadra e até os mais pequeninos já a sabem:

"Andorinha de asa negra
para onde vais a voar?
Vou para terras quentinhas
até o inverno passar."


Voltamos a usar o placar do tempo (cronológico e meteorológico) e construímos um instrumento para no final da semana sabermos quantas vezes choveu ou esteve sol, ou nuvens ou vento.  



Hoje ouvimos a "Lengalenga do vento", escrita pela Mª Alberta Menéres. Depois conversamos muito sobre o vento  (o que é, como sabemos que ele existe se não o vemos, importância do vento....) e, no fim cada menino fez um moinho de vento e fomos para a relva fazê-los girar ao vento. 


Alguns meninos estavam tão felizes que cantavam alto enquanto corriam pela relva! 


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Descobertas...

Ontem foi um dia de descobertas!


Primeiro fomos ver as árvores que temos plantado e descobrimos que o marmeleiro tem 3 marmelos grandes. Foi a primeira vez que ele deu frutos.este ano já podemos pôr marmelos da nossa árvore na marmelada que iremos  fazer!












Fizemos digitinta. Os meninos novos nunca tinham feito e gostaram bastante.

Quando a Quina foi buscar as folhas de papel para tirar os desenhos descobriu que havia alguma coisa que andava a comer o papel.
Fomos investigar e descobrimos uns bichinhos pequenos, meio transparentes,  a Quina explicou que eram larvas (bebés de um animal que  para  serem adultos se transformam, como os bichos da seda, que se transformam em borboletas).

 A Marta lembrou-se que já tínhamos visto umas larvas como estas. Então disse que são larvas de formigas com asas. E são mesmo! As malandras, para se alimentarem, andavam a comer o nosso papel de pintura!!










terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sobre as férias

Hoje conversamos sobre as nossas férias de verão e fizémos um bonito placar sobre elas.


Aos pais tinha sido pedido que conversassem com os filhos sobre o tema no fim de semana e que enviassem um objeto, uma fotografia.... algo que se relacionasse com as férias e que servisse de pretexto para o trabalho que iríamos fazer. (Obrigada pela colaboração!)

Fez-se o registo do que os meninos disseram sobre as suas férias, colaram-se as fotos e outros objetos trazidos  e cada menino colou conchas, búzios, seixos... na folha onde estava registado o que dissera.

À tarde, a educadora pediu que fizessem um desenho sobre as férias.
 No final falou com os autores dos desenhos sobre o que tinham desenhado e, uma menina de 3 anos respondeu-lhe:  "Deste-me a folha e eu "zinhei" isto... assim(bolinhas e arabescos). Não fiz férias... eu não sei fazer férias!"





sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O regresso

Hoje os meninos voltaram ao jardim de infância.
Para uns foi o retorno, para outros foi a primeira vez.

Mas em todos houve muita alegria e energia. Alguns com uma mistura de apreensão, de curiosidade ... na expectativa do que seria afinal o jardim de infância.

Houve beijos e abraços, exclamações de alegria, corridas e gritos. Mas, pelo menos por hoje, não houve choros.

Regressaram a Marta, a Débora e a Filipa  (5 anos), a Verónica, a Adriana, o Afonso e a Inês (4 anos); vieram pela primeira vez o Manel, a Maria João, o Francisco, a Inês R. e a Margarida.

(Este ano são só 12 meninos).

Querem saber como foi com os meninos novos?

O Manel - já tem alguma experiência nisto de se separar da família porque andou na creche. Entrou pela mão da mãe, a olhar para todo o lado e para toda a gente e parecia um bocadinho apreensivo. Mas quando a mãe se foi embora foi brincar (a Cristina foi com ele, para o apoiar) e só perguntou 2 vezes pela mãe. Participou em todas as atividades, falou bastante e até "leu" uma história aos amigos. Estava cá a ratinha da Diana e eles adoraram-se. Ele fez-lhe muitas festas com delicadeza e muito jeitinho e ela  fechou os olhinhos deliciada.

A Maria João - é a mana mais nova da Verónica. Já tinha vindo trazer a mana muitas vezes ao jardim e já conhecia tudo, por isso brincou muito e esteve sempre bem disposta.


O Francisco - nunca tinha cá vindo, mas o avô foi-se embora e ele não se preocupou. Havia tanto para explorar! Ele é um maroto e vamos ter de o ajudar a aprender como se comportar em grupo. Empurrou os meninos, atirou com as peças dos jogos, não conseguia parar em lugar nenhum. Mas  de certeza vai ser um bom amigo. Tem muita energia e vontade de brincar!

A Inês R. - já cá tinha vindo algumas vezes com a mãe e brincava no nosso parque com os meninos. Entrou e foi logo procurar com o que brincar. Ela parece uma menina mais crescida e é muito independente. Já descobrimos que sabe muitas canções lindas e que as vai partilhar connosco.

A Margarida - ainda tem 2 anos. Ao princípio ficou muito quietinha a observar tudo, mas depois foi-se aproximando e brincou  um bocadinho em cada área. Ela parece ser muito calma e doce.






Ao fim da manhã, veio a saquinha das surpresas e ofereceu um fantoche a cada menino.














Todos  gostaram dos fantoches e surgiram logo muitos diálogos e brincadeiras com eles.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Novo ano.... novos desafios

Hoje teve início o novo ano letivo para os docentes.... iniciou-se o trabalho de preparação das atividades do ano de 2012/2013.

Mais do que nunca, e mantendo os  pés  bem assentes no chão, faz sentido o poema de Sebastião da Gama:




( O professor Sebastião da Gama foi um responsáveis pela minha opção de me dedicar à educação, bem  como  a professora Maria Rosa Colaço,  a professora Cecília( minha irmã e exemplo, pelo carinho que sempre dedicou à profissão que exerceu até há poucos anos) ... A todos agradeço.