domingo, 11 de janeiro de 2015

Dia de Reis

Cada situação vivida no JI deve ser aproveitada para crescer - crescer física ou mentalmente, crescer no sentido de ampliar as capacidades de cada criança e de melhor a "apetrechar" para o futuro (e o futuro pode ser já amanhã , quando uma nova situação ocorrer e o que fizeram hoje  servir para resolver as questões de amanhã).

Foi isso que fizemos na preparação do Dia de Reis. Volto a este dia porque me parece importante partilhar como foram feitos os "bolos-rei".
Após se observar um deles na realidade, conversamos sobre como podería ser feita a sua representação na sala.
Sugestões:
"Tens uma folha de papel... daquelas de desenhar... desenhas lá um círculo e pintas... e fazes os frutos açucarados com desenho"
" Olha... fazemos com cartolina, corta-se um bolo rei e cola-se na folha e...." "... podemos colar coisas a fingir que são as frutas"....
Finalmente decidiu-se utilizar cartolina e pedaços de papel brilhante... mas, como desenhar o círculo em cartolina ?
"... desenhamos...", "... vais buscar uma taça e pões em cima da cartolina, pões a mão lá dentro a segurar e com a outra mão desenhas à volta com um lápis", "o buraco do bolo fazes com uma taça mais pequena"

A Inês demonstrou aos amigos a ideia que explicara...











 e, com apoio de um adulto, cada um desenhou, recortou e decorou o seu bolo (menos os meninos de 3 anos que só decoraram).





 




 Os bolos ficaram "apetitosos", cada um de acordo com cada criança e o seu gosto e capacidade.
 







 ( o papel da educadora foi o de ajudar a pensar, a encontrar uma resposta para a questão "Como desenhar o círculo?", de orientar  o trabalho e apoiar na sua execução. As crianças é que encontraram a resposta.)

Ainda neste dia,  a Maria João apresentou aos amigos as romãs que trouxera para comermos por ser dia de reis. Mostrou como cada uma parece ter uma pequena coroa, como os bagos são vermelhos como algumas pedras preciosas usadas nas coroas e partilhou com todos este fruto sumarento e doce.


1 comentário: