Como gostamos muito de aprender coisas novas, lançamo-nos na investigação e, desta vez, tivemos uma ajuda especial: o André, que é filho da Quina e que desde que era da nossa idade também gosta muito de investigar, tanto que já é adulto e continua a investigar ...
Ora, o André preparou umas experiências para nos ajudar a compreender o que quer dizer esta palavra e também a palavra PERMEAVEL, que significa o contrário da primeira.
No dia anterior já tínhamos conversado que permeavel é uma coisa que deixa passar a água e impermeavel uma coisa que a não deixa passar.
O André perguntou se alguém sabia porque é que uns materiais são permeaveis e outros impermeaveis. Como ninguém sabia, ele fez outra pergunta: "E o que é que acham que tem de acontecer para um material deixar passar a água? Depois de pensarmos um bocadinho, a Inês F. pôs o dedo no ar e disse "Eu acho que tem de ter buraquinhos".
(Adorámos olhar pelo microscópio!)
Maravilha! Descobrimos então os tais buraquinhos que a Inês dizia!
"Parecem os quadrados do jogo do galo!", disse alguém.
Depois o André propôs que pusessemos areia num funil com filtro e, em seguida, deitássemos água - a água passou para o alguidar que estava debaixo do funil;

Conclusão: A areia é permeavel e o barro é impermeavel. A água passa pelos espaços entre os grãos de areia, mas não passa pelo barro.
Adorámos fazer estas experiências.
Obrigado, André! Quando voltares para o Brasil para o teu trabalho, continua a fazer experiências para depois vires cá fazer com a gente!
No final fizemos um jogo com a educadora e uns meninos eram o tecido ou o plástico e outros eram gotinhas de água que queriam passar para o outro lado....
experimentamos pôr água num plástico e num tecido para ver o que acontecia
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