quarta-feira, 12 de novembro de 2014

S. Martinho

Não fizemos fogueira porque há muitos meninos constipados e que não podem estar na rua muito tempo, mas saboreamos as castanhas assadas quando o sol espreitava lá no céu e num sítio abrigado.

De manhã, contámos as castanhas que tínhamos trazido, colocamos nos tabuleiros e a Dália pô-las no forno.


Enquanto assavam fomos ver uma história no computador - A Maria Castanha e o Manuel Castanho. 
É uma história muito interessante, escrita pela educadora Juca, que fala de meninos que viviam numa instituição e que conseguiram encontrar famílias de acolhimento, com a ajuda da Maria Castanha e dos amigos. Isso lembrou-nos o Dia Nacional do Pijama, que também quer ajudar meninos sem família a encontrar famílias de acolhimento. E nós participamos nesta iniciativa e até já estamos a pensar no que iremos fazer neste dia para além de irmos de pijama para o JI e de levarmos os nossos mealheiros com a contribuição que recolhemos dos nossos familiares e amigos.


No fim, quando as castanhas já não estavam a queimar as mãos (olha, lembra-nos aquela canção "No meu bolso, eu guardei, meia dúzia de castanhas...) cada um encheu o seu cartucho com 10 castanhas (alguns meninos de 3 anos já sabem contar até 10!).
Comemos as castanhas depois do almoço. Bem, houve 2 meninas que não quiseram, parece que não não gostam! Beberam só sumo.

Ainda fizemos um desenho dos meninos com os cartuchos das castanhas e chegou ao fim este dia de partilha e de amizade, em que o sol cumpriu o seu papel e veio espreitar no céu a lembrar a lenda de S. Martinho.

1 comentário: