terça-feira, 11 de novembro de 2014

Preparando o S. Martinho

Vou dar um salto no tempo e falar da nossa preparação do S. Martinho.
(gostava de falar do que fomos fazendo desde o início do ano mas tb não posso deixar passar o que fazemos no momento. Espero ainda aqui deixar um apontamento do que já passou)

Conversando sobre o dia de amanhã, Dia de S. Martinho, descobri que a maior parte do grupo não se lembrava ou mesmo não sabia o significado das comemorações deste dia, por isso fomos à procura de informação na internet.

 Ouvimos a canção da lenda de S. Martinho, numa adaptação da educ. Alda C. Fernandes  (Obrigada. Os meninos gostam muito das suas canções.) e conversamos sobre a lenda para que pequenos e grandes a entendessem, pois é mais difícil compreendê-la através da canção.

Assim todos ficaram a saber porque fazemos o magusto e partilhamos as castanhas  e a vontade de o fazer ficou maior.

Como as crianças hoje já trouxeram castanhas para o magusto, aproveitamos para aprender (ou recordar) conhecimentos sobre esse fruto.

Recordamos que no ano passado, a educadora tinha descoberto umas castanhas greladas e as tinha trazido para o JI para se discutir se serviam para alguma coisa. Foi decidido semeá-las (a castanha é uma semente) num vaso e ver o que acontecia. Passado algum tempo romperam de terra uns rebentos, de onde nasceram umas folhinhas compridas e com bicos. Fomos regando e, quando chegou o dia mundial da árvore plantamos os rebentos no pátio, ao pé da amoreira e do marmeleiro que plantamos noutros anos. 

Fomos então ao exterior procurar os célebres rebentos, que agora dão pelo nome de castanheiros. Lá estão eles, encostadinhos um ao outro para se protegerem, talvez do frio.

Cantámos algumas canções sobre as castanhas e fizeram carimbagem com castanhas. Mais tarde, cada um escolheu uma castanha carimbada para servir de base a um boneco. Os trabalhos ficaram bastante bonitos.















Os meninos mais velhos, resolveram um problema sobre castanhas.
(é importante habituá-los a resolver pequenos problemas, a explicarem como chegaram ao resultado, ou seja, qual o pensamento/processo que desenvolveram, a refletir sobre questões, a verificar se o seu pensamento estava correto - contribui para o desenvolvimento da sua capacidade de raciocínio, estimula a sua inteligência)


No segundo problema, quando lhes pedi que explicassem como tinham feito as respostas foram diversas "Contei a castanha que colei e outra por baixo. Não está lá mas é a que tu ias dar a mais"
"Contei uma castanha a cada e deu 8 ... voltei a contar outra castanha e deu 16"; Desenhei uma castanha ao lado da que colei e contei todas. Deu 16."; "Contei 2 vezes cada castanha" ...


Respostas surpreendentes de sentido e que demonstram que  não há apenas uma maneira de raciocinar e que temos de respeitar as diferentes formas de o fazer desde que válidas. 

O que interessa não é resolver  da forma que se espera, o importante é saber pensar.


 


1 comentário:

  1. Bom dia
    Os desenhos ficaram todos muito originais e coloridos.
    É bom faze-los pensar um pouco, pois na minha opinião as crianças de hoje têm quase tudo de mão beijada sem grande esforço e sem grande criatividade, temos de os fazer pensar mais, decidir melhor de forma a conseguirem tirar as proprias conclusões. Hoje em dia todos querem ter/fazer mas tudo com o minimo esforço possivel.....

    Beijinhos e abraços a todos os que fazem com que os nossos filhos sejam pessoas melhores amanhã que já é hoje.

    ResponderEliminar