segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Alimentação

Temos andado a trabalhar sobre o tema da Alimentação Saudável. 
Este ano, relacionamos a cor dos alimentos com as suas propriedades como forma de trabalhar ao mesmo tempo as cores com os amigos que ainda não as conhecem bem.

Começamos por conversar sobre a nossa alimentação em casa, que refeições tomamos e qual o tipo de alimentos que ingerimos em cada uma delas. Depois fomos fazer uma pesquisa na Internet sobre as cores que os alimentos podem ter e o que ela nos diz sobre cada alimento. (4 e 5 anos)
Registamos num quadro coletivo o resultado da nossa pesquisa (5A) e depois cada um fez o seu registo individual a partir do quadro. 


Fizemos massa de cores (foi a 1ª vez que os meninos de 3 A fizeram) e depois de "matarmos saudades" de brincar com ela, combinámos fazer uma pizza coletiva - uma pizza de frutos.


Ficou linda e muito apetitosa. Que pena não a podermos comer!!




As meninas mais velhas (só há meninas no grupo dos 5 anos) fizeram o registo individual. Escolheram um objeto circular para representarem  a base da pizza, dividiram o espaço ao meio (ficaram com 2 metades) com uma régua e depois em 4 como na pizza de massa.


Conversa:
Débora - Se cortarmos ao meio ficamos com 2 metades e se cortarmos em quatro? Diz-se 4 metades?
Marta - Acho que metades é quando são duas, não é Quina?
Educ - Sim e quando temos 4 partes, cada uma se chama um quarto. (e perante alguns olhares surpreendidos) Mas não se trata do nosso quarto de dormir... é uma quarta parte do total. Esta é daquelas palavras malandras que tem mais do que um significado.
(É delicioso ver estes meninos a crescer e a pensar!)


 Em seguida desenharam os frutos em cada uma das partes, contaram quantos tinham colocado em cada uma e escreveram o número correspondente.






Pedimos às famílias a colaboração com o envio de marmelos (para a  marmelada que iremos fazer com este fruto do Outono) e muitos já enviaram o seu contributo.



Cada criança mostrou ás outras o que tinha trazido e fizemos conjuntos, classificamos de acordo com algumas caraterísticas, fizeram-se contagens e comparações de quantidades utilizando os termos mais e menos e também quantificadores numerais.
As meninas de 5 anos fizeram cálculo mental para descobrirem "quantos faltam para ter tantos como o..." e "quantos tenho a mais do que o..."




Na 6ª feira, a sessão de movimento também foi aproveitada para reforçar ideias sobre a alimentação correta.

No aquecimento cada menino foi uma árvore ao sabor do vento.
Depois transformaram-se em sacos de batatas e fizeram umas corridas.



No corpo da sessão jogamos o Jogo da Glória da Alimentação. 
Cada cor de arco tinha um significado.
 verde - comeste a sopa toda. Avanças 2 casas.
laranja - comeste fruta ao longo do dia.  Avanças 1 casa.
amarelo - bebeste sumo de fruta natural. Avanças 1 casa.
azul - comeste uma guloseima. Recuas 1 casa.
vermelho - não lavaste os dentes no fim de comer. Ficas uma vez sem jogar.

(Todos os meninos adoraram este jogo!)

Como hoje foi um dia especial ( e só nesses se devem comer guloseimas), a sessão terminou com o jogo do rebuçado, no qual cada criança tinha de apanhar um rebuçado pendurado por uma linha, usando apenas a boca... foi uma risota, mas todos conseguiram!

Para a semana as atividades continuam com este tema. depois mostramos como foi!


Sem comentários:

Enviar um comentário