quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Marmelada

Aprendemos a fazer marmelada.
Os pais mandaram muitos marmelos para o JI e hoje fizemos marmelada.

Os meninos mais velhos ainda se lembravam qual é a unidade de medida que se usa para o peso. Disseram logo que é o quilo e explicaram aos mais novos que o objeto que se usa para pesar é a balança.

Observámos uma coisa curiosa: os marmelos, quando se descascam, são amarelo claro mas, passado um bocadinho ficam castanhos. Alguns meninos pensavam que se tinham estragado, mas a Quina explicou que não. Eles tinham ficado oxidados. E explicou que há alimentos que, quando ficam em contacto com o oxigénio (um elemento do ar que respiramos), oxidam, quer dizer há uma alteração que nós podemos ver atra
vés da mudança de cor  - acontece com a maçã, com a pêra, com o marmelo... explicou também que se juntarmos sumo de limão ao fruto, o limão evita que haja oxidação.

Cortamos um pedaço de marmelo oxidado e descobrimos que, por dentro continuava clarinho - não estava oxidado porque não estava em contacto com o ar.



Quando a marmelada ficou fria, todos comemos um pedaço de pão com marmelada. Hum .. está deliciosa, fantástica.


 Ao fim do dia todos os meninos levaram para casa um copo de marmelada para partilharem com as famílias. A que sobrou é para vender na feira de S. Martinho, que vamos fazer em Novembro com os amigos da EB.

Sem comentários:

Enviar um comentário