domingo, 16 de outubro de 2011

Dia da Alimentação

- Este ano andamos sempre a falar sobre comida! - comentou um dos meninos depois de vermos o powerpoint da história "O Tomás já não Cabe nos Calções" (em livro -colecção "Eu e os Outros" - Porto Editora)
- Mesmo assim há aqui meninos que não comem deve ser para crescerem saudáveis! - comentou a educadora -  Esta semana vamos comemorar o Dia da Alimentação, por isso podemos começar já a falar do tema.
Afinal, pelos comentários que foram surgindo ao longo da conversa, parece que pelo menos os meninos mais velhos sabem como fazer uma alimentação racional, só que muitas vezes se esquecem....
Chegamos à conclusão que onde o grupo se porta menos bem é em relação às guloseimas e que as pedem com demasiada frequência. Alguns meninos também não comem determinados legumes, principalmente em salada.
 No dia seguinte, vimos outro powerpoint, que nos falou da importância de comer um pouco de tudo e nas proporções correctas e de não nos esquecermos de beber bastante água.
No fim, ficamos a conversar sobre as actividades que podíamos fazer para comemorar este dia e decidiu-se que:

 - desenhávamos um menino em papel e que, como o nosso corpo necessita de boa comida para se desenvolver, íamos recortar em revistas imagens de alimentos saudáveis para preencher o espaço por dentro do corpo;

-  para ninguém se esquecer das proporções correctas entre os grupos de alimentos pintávamos uma roda dos alimentos;

- como sempre costumamos fazer, cozinhávamos  um alimento.
O mais difícil foi decidir o quê pois desde setembro já fizemos salada de fruta e doce de abóbora.

A maioria queria fazer um bolo e, visto que o dia da alimentação pode ser um dia de festa, foi o que acabamos por fazer...fizemos um Bolo da Caneca.





Cada menino trouxe de casa a caneca e os ingredientes e foi uma festa mesmo!


1 comentário:

  1. Gostei muito desta vossa iniciativa. É muito importante que os meninos comecem muito cedo a ter cuidado com a alimentação e a conhecer a roda dos alimentos, para combater a obesidade que infelizmente já é muito comum no nosso país.
    Estão todos de parabéns por esta nova actividade.

    ResponderEliminar