sábado, 15 de outubro de 2011

Lengalengas, trava línguas e....

Este ano vamos aprender muitas lengalengas e trava línguas!

(definições do grupo:
Lengalengas - são uma espécie de rimas.... quer dizer, são rimas e parece que se podem dizer a cantar.... mas não se canta...é sempre a dizer sem parar ...nanana..,nananana....
Trava línguas- Tem palavras dificeis de dizer... a língua diz com muito cuidado para não se enganar.... diz-se devagar porque é difícil, mas às vezes temos de dizer depressa e depois enganamo-nos e rimos todos. Tem letras iguais... muitos rês ou muitos tês e a gente atrapalha-se... )

No ano passado aprendemos rimas e inventámos também, e poesias. Agora vamos fazer trabalhos com lengalengas e trava línguas e outras coisas com palavras.

Já começámos. Aprendemos algumas lengalengas e brincamos com elas. Também já inventamos uma com os nossos nomes, ajudados por outra de um livro que a Quina nos leu.
É assim:


 No período da componente de apoio à família (CAF), também vamos brincar com estas coisas das palavras. Vamos aprender uma lengalenga quando for 2ª feira, a explorá-la através do movimento à 3ª feira, a fazer jogos dramáticos à 4ª feira, a explorá-la através da expressão plástica à 5ª feira e a criar uma música com os instrumentos musicais à 6ª feira.... ou  se calhar vamos misturar tudo e fazer de outra maneira mas todas as semanas vamos brincar com lengalengas no período da CAF, com a Cristina ou com a Liliana. (paizinhos, podem consultar este projecto no JI, quando quiserem. Está exposto no placar da sala do prolongamento)

Sem comentários:

Enviar um comentário