O jardim de infância é um local que deve ser rico de "ocasiões". Ao educador cabe estar desperto para as provocar e aproveitar. Deixo-vos um exemplo de uma dessas ocasiões produtivas a que é necessário estar atento:
Há alguns dias o R. (3 A) brincava fazendo desenhos com letras e números no quadro magnético. Fui conversar um pouco com ele sobre o que estava a fazer e aproveitei para observar, usando o número 4 por ele colocado no quadro e um outro número 4 de outro material, que estava na caixa: " Olha , estes números são iguais!", "Pois é - respondeu ele- são quatros." "Olha - continuei - encontrei outro número igual a este (3) que aí tens. Será que há mais números iguais?", "Vou procurar!"- respondeu ele motivado.

(Brincando ordenou os algarismos, identificou os que eram iguais entre si e agrupou-os segundo essa característica. Com uma pequena intervenção da minha parte, o R. organizou sozinho e com prazer uma aula de matemática, treinando competências importantes nesta área).
Sem comentários:
Enviar um comentário