domingo, 7 de abril de 2013

Olá, Bichos da seda!

O reencontro após as férias foi animado. Todos (grandes e pequenos) tinham saudades e foi muito bom voltarmos a estar juntos.
Aguardava-nos uma surpresa: de dentro dos ovos que as borboletas nos deixaram nasceram umas coisinhas pequeninas que alguns meninos pensaram que eram formigas. Voltamos a ter bichos da seda!


Foi uma festa! Desde aí, os nossos dias têm rodado à volta deles!

Fomos logo ao pátio ver como estava a nossa amoreira (que plantamos há alguns anos para termos  alimento para os bichos da seda). Penduradas lá no alto, vimos umas folhas pequeninas e verdes.... iupi! embora pequeninas iam servir para matar a fome aos nossos bebés!

 O Manuel achou que estavam a precisar de uma casinha nova e convidou 2 amigas para o ajudarem a fazê-la.









Escolheram e pintaram uma caixa de ovos para fazer o telhado e uma caixa de cartão para o resto. Decidiram onde se fariam as janelas e a porta e o tamanho delas ("grandes para os bichinhos terem luz") e a educadora ajudou, recortando-as porque no grupo de trabalho só havia meninos de 3 anos e ainda têm dificuldade em trabalhar com a tesoura. Depois surgiu um problema: no sítio das janelas recortadas, ficaram buracos e eles podiam fugir! "Não se pode pôr vidro porque os bichos podem cortar-se!" (Inês). O Manuel sugeriu que se pusesse plástico e recortou em cartão grades para as janelas ("Assim eles não fogem!").





Quando o trabalho ficou pronto e bem seco, mostraram-no ao resto do grupo e fizeram a sua primeira comunicação. Até a Margarida, que é mais caladinha, falou um pouco sobre o trabalho.



Todos adoraram a nova casa e os 3 ficaram muito orgulhosos!
Depois foi só mudar os bichos que parece que também gostaram! Agora sempre que nascem mais bichinhos são passados para lá.








Sem comentários:

Enviar um comentário