domingo, 15 de abril de 2012

A árvore da Primavera

Com o início da primavera iniciamos a construção em 3D de uma árvore na nossa sala. Fizemos o projeto mas tivemos de interromper o trabalho e só o retomámos nestes últimos dias. Hoje terminámos a nossa árvore da primavera.
Cada menino ficou responsável por fazer uma coisa para completar o que nos faltava. Os meninos de 3 anos já tinham feito as borboletas, as meninas de 4 anos foram desenhar e recortar os ovos para os ninhos e fazer as flores, os meninos de 5 e 6 anos (é só o Tomás quem tem 6 anos, mas ele gosta que a gente diga assim) foram construir os pássaros, os grilos, os caracóis, a lagarta e o coelho. As joaninhas foram recortadas de uma cartolina que temos. Os adultos só ajudaram quando algum menino teve alguma dificuldade.

Tínhamos 3 ninhos e combinámos que cada ninho levava 3 ovos.
Para saber quantos ovos era necessário fazer para os ninhos, os meninos mais velhos ajudaram resolvendo um problema:
"Quantos ovos é necessário  fazer para cada ninho ter 3 ovos?"

Discutimos, conversámos e a educadora acabou por nos aconselhar a ir para a mesa e tentarmos resolver escrevendo ou desenhando. Desenhamos 3 ninhos e dentro de cada um desenhamos 3 ovos. Depois foi só contá-los. Era necessário fazer 9 ovos. A Quina perguntou se éramos capazes de representar numa conta com números o que tínhamos feito. Nós sabíamos mais ou menos, mas ela ajudou-nos e acabámos por todos fazer. Ficou assim:

A árvore da primavera





O que pensamos deste trabalho?
 - Foi muito bom porque pudemos inventar muitas coisas.
- Foi giro. Aprendemos a fazer coisas sozinhos, só com a ajuda dos adultos.
- Ajudamos os mais pequenos porque nós somos mais crescidos e já sabemos fazer muitas coisas.
- Está muito bonito e temos uma "floresta pequena" ao pé da árvore com muitos bichinhos que os meninos fizeram.


Sem comentários:

Enviar um comentário