terça-feira, 24 de abril de 2012

A Arte e os Artistas - Mário Rodrigues

Esta semana tivemos uma visita muito especial - o artista plástico Mário Rodrigues veio ao nosso JI!
Ele é amigo da nossa educadora.
Ele é um ""verdadeiro artista" como disse o Tomás ao ver os trabalhos que ele trouxe para nós vermos.
Ele pinta quadros grandes e pequenos, aguarela, cerâmica, faz gravura, escultura, desenho ... "parece que  sabe fazer de tudo" disse o Dinis.
 Na segunda - feira, a Quina trouxe um powerpoint que fez sobre ele para nós começarmos a conhecê-lo. Foi muito engraçado, porque quando nós olhamos para os quadros do Mário começamos logo a descobrir coisas: um cavalo, uma mulher, um cesto, uma flor... Ele usa cores muito bonitas nos quadros. A gente até disse que ele devia ser um artista alegre, por causa das cores que usa.
 



Mais uma vez temos uma folha informativa para ficar no nosso portefólio e nunca mais nos esquecermos dos trabalhos deste artista.
A Quina combinou com o Mário que ele vinha ensinar-nos algumas técnicas de modelagem de barro, por isso fizemos aventais para proteger a nossa roupa. Também fizemos um para oferecer ao Mário e todos os meninos desenharam e escreveram o nome no avental para ele.













Na 4º feira, logo de manhã, chegaram o Mário e a Cidália (a mulher dele). Traziam os materiais para trabalharmos e também algumas obras dele. Preparámos o "cantinho do Mário" com as obras dele, conversámos um pouco sobre elas e fomos para o fundo da sala onde já tínhamos o barro à nossa espera.




















Com o Mário aprendemos a fazer:

1- cola com barro seco;              2 - bolinhas e rolos;        3 - colar os pedaços de barro uns aos outros;












4 - tiras de barro todas da mesma espessura;

















5 - diversas técnicas de fazer uma árvore;










                                                 A Anita, ficou tão fascinada pelo barro que fez uma escultura diferente das dos outros meninos todos e o Mário até disse que ela vai ser colega dele, quando crescer..
















Sem comentários:

Enviar um comentário