sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sons, Música e instrumentos musicais

Na semana antes do Carnaval utilizamos os instrumentos musicais que temos na sala do prolongamento, para  explorarmos os seus sons e acompanhar algumas canções. Só os meninos que fazem prolongamento do horário é que já os têm utilizado e, ás vezes, alguns meninos que chegam ao jardim mais cedo de manhã. Foi uma surpresa descobrir que já sabem os nomes de todos os instrumentos e que os sabem usar tão bem para acompanhar músicas. Alguns meninos pediram para, no fim das férias, continuarmos  a trabalhar com os instrumentos e é mesmo o que temos estado a fazer!

Na internet descobrimos quais são os instrumentos de uma orquestra. Vimos as fotografias, aprendemos as famílias a que cada um pertence (família dos instrumentos de cordas - como os violinos e o violoncelo ou o piano; família dos instrumentos de sopro - as flautas, o trompete, o clarinete...; família dos instrumentos de percussão    - a bateria, o gongo, o tambor, os pratos...).   Ouvimos os sons de diversos instrumentos. Aprendemos que há sons graves e agudos.
Fizemos experiências com os sons e descobrimos que "os sons graves vêm da nossa barriga e os agudos da nossa garganta e da cabeça" (Tomás)

O Tomás propôs que desenhássemos os instrumentos musicais que temos na sala e a Quina sugeriu que fizéssemos conjuntos com instrumentos de acordo com a família a que pertencem.





Na sessão de movimento da semana cada menino tinha de descobrir uma forma de o nosso corpo produzir som. Foi giro. Com o nosso corpo podemos fazer não só sons, mas ritmos e música. Fizemos muitos jogos à volta deste tema.











Agora estamos a reunir material para construirmos instrumentos musicais e... estamos cheios de ideias!
Voltaremos para mostrar o nosso trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário