

Na internet descobrimos quais são os instrumentos de uma orquestra. Vimos as fotografias, aprendemos as famílias a que cada um pertence (família dos instrumentos de cordas - como os violinos e o violoncelo ou o piano; família dos instrumentos de sopro - as flautas, o trompete, o clarinete...; família dos instrumentos de percussão - a bateria, o gongo, o tambor, os pratos...). Ouvimos os sons de diversos instrumentos. Aprendemos que há sons graves e agudos.
Fizemos experiências com os sons e descobrimos que "os sons graves vêm da nossa barriga e os agudos da nossa garganta e da cabeça" (Tomás)

O Tomás propôs que desenhássemos os instrumentos musicais que temos na sala e a Quina sugeriu que fizéssemos conjuntos com instrumentos de acordo com a família a que pertencem.

Na sessão de movimento da semana cada menino tinha de descobrir uma forma de o nosso corpo produzir som. Foi giro. Com o nosso corpo podemos fazer não só sons, mas ritmos e música. Fizemos muitos jogos à volta deste tema.
Agora estamos a reunir material para construirmos instrumentos musicais e... estamos cheios de ideias!
Voltaremos para mostrar o nosso trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário