quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Quadro de Atividades

Quando a nossa educadora fez a análise dos trabalhos individuais/livres do mês de Janeiro viu que havia meninos que tinham poucos trabalhos em algumas áreas. Já tinha falado connosco, chamando a atenção para que todos os meninos passassem por todas as áreas da sala e explicando porque é importante fazê-lo. Como a situação pouco se alterava, na reunião de grupo apresentou os dados que tinha e pediu para pensarmos sobre eles e arranjarmos em conjunto uma solução.

Sugestões:
- Os adultos dizerem aos meninos para onde podiam ir;
- Avisarem quando  os meninos se estavam a esquecer de ir para uma área;

Como não surgiram mais ideias, a Quina sugeriu que se fizesse um quadro (quadro de atividades) onde cada menino registasse as áreas para onde fosse ao longo de cada dia, para que cada um se lembrasse onde tinha estado e para onde não tinha ido. Assim, cada menino poderia decidir por si próprio o que fazer, não se esquecendo de nenhuma área.

O grupo gostou da ideia e, os meninos de 4 e 5 anos, reuniram com a educadora para discutirem os dados importantes a colocar no quadro. Na 4ª feira da semana passada, o quadro ficou pronto e começou a funcionar. Ainda é necessário ajudar alguns meninos, mas a pouco e pouco vão ficando mais independentes. Na 6ª feira vamos analisar os registos que temos no quadro.

Sem comentários:

Enviar um comentário