terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Jogo vai, jogo vem

Na troca de informações/avaliações do final de período, apercebi-me da existência, em alguns encarregados de educação, de dificuldades em saber como melhor contribuir para o desenvolvimento do seu filho.
Das conversas então havidas surgiu a ideia, que discuti com alguns encarregados de educação e à qual dei o nome de "Jogo vai, jogo vem"
( Este pequeno projeto aplicar-se-á apenas ao grupo de crianças de 3 anos.)

Inicialmente enviarei no caderno de recados, uma vez por semana, algumas DICAS de actividades simples, com material da  dia a dia, ou através de conversas apenas, mas que possam colaborar para a superação da dificuldade sentida.
Como exemplo, deixo aqui algumas ideias:
- Na hora de vestir ir conversando sobre a roupa da criança (...agora vais calçar as meias... esta é no pé esquerdo... esta no pé direito. De que cor são as tuas meias? E o que vestes a seguir? que desenho tem a tua camisola?....)
- Quando saem, contar, por exemplo, os carros que passam de determinada cor, ou as pessoas que usam saia, as crianças...)
- Pedir ajuda para pôr a mesa (como se coloca cada peça do talher, onde se põe o guardanapo, contar o número de pratos, descrever o desenho da loiça...)
-Fazer jogos de identificação de cores, de construção de formas, de selecção... com molas da roupa (vamos separar todas as molas vermelhas... e agora contar quantas são... és capaz de fazer um quadrado com as molas?...)

Num segundo momento, baseado na ideia  da "Leitura em vai e vem", do PNL, iniciarei  então a acção "Jogo vai, jogo vem".
Cada criança poderá levar um jogo,adaptado à sua idade e caraterísticas, acompanhado de um cartão com alguns objetivos e sugestões de exploração em família.

Sem comentários:

Enviar um comentário