terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Em 2012, eu quero....

A proposta foi pensar no que são capazes de fazer, no que fazem bem, menos bem ou não conseguem fazer ainda.  Como estamos no início do ano, pareceu-me  boa altura para se avaliarem e às suas competências. O trabalho foi realizado apenas com o grupo de crianças de 5 anos.
Eis então o que cada um deseja conseguir  aprender a fazer ou fazer melhor ao longo do ano de 2012:


- a fazer números
- a mergulhar no mar
-a dizer as palavras todas bem
- a ler
- a jogar à bola e a marcar golos
-a andar de burro, como quando vamos àquela quinta (do Arrife)
- a escrever para saber fazer muitas palavras e escrever coisas que eu quero

DINIS

- a fazer letras
- a cozinhar
- aprender a ler para ser professora
- a saltar bem à corda
- a lavar a loiça para ajudar a mãe

LARA

- golpes de karaté
- a matar animais para comer (peixes)
- a ser melhor
- a fazer desenhos lindos
- a portar-me bem
- fazer contas (já sei fazer algumas mas quero saber outras)
- a andar de bicicleta sem rodinhas
- a fazer castelos com os jogos de madeira e castelos de areia com os meninos
- a subir a uma árvore que tenha alguma coisa para comer, quando eu estiver com fome
-a perceber o que se vê no microscópio
-a ajudar os animais que estejam em perigo (ex: algum animal que estiver no topo de um prédio e eu quero saber ir lá salvá-lo
- a arrumar e dobrar a minha roupa nas gavetas
-a fazer truques de ginástica

 TOMÁS

 - a escrever
- a saltar à corda sozinha
- andar de bicicleta sem rodinhas
- a dar comida aos cavalinhos quando for a casa de alguém que tenha cavalos
- a ler livros sozinha para conhecer as histórias

MATILDE 


 
- a escrever, porque saber escrever é muito importante
- a não me portar mal
- a brincar com os meninos sem lhes fazer maldades
-a arrumar os brinquedos e as minhas coisas: o pijama e as cuecas
- a fazer contas, porque eu gosto de fazer muitas e ainda sei pouco com números, não sei algumas coisas, mas sei fazer contas de mais e menos…

DIOGO
-  a fazer comer bem
-a fazer desenhos muito bem
-a ler livros para saber o que têm lá escrito
-a saber colar bem
-a não ter medo de ir ao dentista e deixar tratar os dentes

GONÇALO
- a rimar porque eu quero saber todas as palavras que rimam
- a escrever e ler
- a cozinhar para fazer comida para quando for grande e tiver filhos
- a andar de cavalo
- a pintar as unhas porque vou ser manicura
- a cantar com voz bonita
- a dar comida aos bebés para quando for grande e tiver um bebé saber dar-lhe comida.

LAURA 



Sem comentários:

Enviar um comentário