sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bruxas e bruxos no JI

Não esquecendo que o dia dos Bolinhos ou do "Pão por Deus" é a tradição em Portugal, que nos vem de um passado menos bom, em que os pobres aproveitavam este dia para melhorar a sua magra e pobre dieta, estamos atentos ao mundo em nosso redor e este ano foi aprovado viver o apelativo Dia das Bruxas no nosso J.I. Aproveitamos para treinar algumas competências em que o grupo é mais fraco ao mesmo tempo que nos divertimos e puxamos pela imaginação.
Fazendo as cabeleiras


Cada criança preparou a sua roupa com apoio dos adultos, recorrendo a materiais de reciclagem e desperdício.







Ouvimos e explorámos histórias e  uma lengalenga (A bruxa Furunfunfucha) que foi pretexto para  invenção de palavras, descoberta da lógica da  sua construção, trabalho com sons e rimas...
 Registamos num pequeno texto algumas das nossas descobertas:

"Hoje aprendemos a linguagem do Furunfunfu.
Aprendemos a lengalenga da Bruxa Furunfunfucha e descobrimos rimas para os nossos nomes nessa linguagem engraçada. Ficou assim:
O Tomás - furunfunfaz
A Matilde - furunfunfilde
A Verónica - furunfunfónica
A Adriana - furunfunfana
A Filipa - furunfunfifa
O Afonso - furunfunfonso
A Marta - furunfunfarta
A Ana - furunfunfana
O Gonçalo - furunfunfalo
A Débora - furunfunfébora
O Diogo - furunfunfogo
A Lara  - furunfunfara
A Laura -  furunfunfaura
A Inês - furunfunfez
O Dinis - furunfunfiz
A Quina - furunfunfina
A Liliana - furunfunfana
A Cristina - furunfunfina

Depois descobrimos muitas palavras na linguagem do "Furunfunfun" e nunca mais parávamos. Quando um se calava havia sempre outro que se lembrava de novas palavras.
Foi muito divertido... furunfunfido..."







Pesquisamos na Net e descobrimos a receita de umas bolachas que nos agradou muito e que transformámos em bolachas bruxengas e uns fantasmas de merengue que tentamos reproduzir, mas limitámo-nos a conseguir uma espécie de suspiros saborosos mas nada parecidos com fantasmas.... Inventámos uma poção mágica para beber e com tudo isto preparámos um lanche delicioso com bruxas e bruxos em volta da mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário