sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Fomos descobrir porque é que o dia 10 de Junho é feriado.
Consultamos a Internet, conversamos em grupo e concluímos que:
- os países têm um dia especial, tal como nós temos o nosso aniversário, que é o seu dia - em Portugal é o dia 10 de Junho;
-é o dia em que faz anos que Luís de Camões morreu e como ele gostava muito de Portugal e escreveu um livro todo em verso sobre a História de Portugal - "Os Lusíadas" -  muito bem escrito e que é conhecido em muitos países do mundo e foi um dos poetas mais importantes do mundo, escolheu-se este dia para ser o dia de Portugal;
- é também o Dia das Comunidades Europeias porque há portugueses em muitos países e assim neste dia é como se estivessem mais pertinho de Portugal.

 A nossa educadora falou-nos sobre Luís de Camões e contou-nos algumas das suas aventuras ao longo da vida. Depois quisemos conhecer um bocadinho de "Os Lusíadas" e ela mostrou-nos um livro que tem imagens sobre o que ele fala nos versos e disse alguns versos para nós ouvirmos. Também nos leu um poema dele que não era sobre Portugal. Falava de uma menina bonita, chamada Leonor e que ia à fonte buscar água. Achamos bonito, soava bem e rimava, mas tinha palavras muito difíceis de entender. Devia ser por o Camões ser tão inteligente que conhecia aquelas palavras! Algumas palavras também são diferentes das que falamos agora.


No fim os meninos mais velhos desenharam a cara do Luís de Camões, a partir de uma imagem que temos num cartaz.

O I. contou-nos que a avó dele uma vez teve um olho tapado porque tinha um problema e que o avô brincava com ela e dizia que ela tinha "um olho à Camões". O I. não sabia o que isso queria dizer e hoje descobriu - é  por o Camões também ter um olho tapado por ter sido ferido na guerra.
Rimos muito com esta descoberta!

Sem comentários:

Enviar um comentário