sexta-feira, 10 de junho de 2011

Avaliação do Projecto "Leitura em Vai e Vem"

Adoramos livros. Principalmente de histórias, poesias e lengalengas. Também gostamos daqueles que têm muitas imagens, ou que nos explicam coisas.
Todos os anos temos participado no projecto "Leitura em Vai e Vem", tal como fizemos este ano. Utilizamos para o projecto os livros do "Baú de Livros" que a CMS nos empresta. Quando vêm trazer o primeiro baú do ano (mais tarde trocam-no por outro), há sempre a leitura de um livro especial ou uma pequena dramatização em que todos entramos e que é dinamizada pelo senhor António Júlio, que também faz teatro e é palhaço. Este ano dramatizamos uma história que fala de um pescador pobre que salvou uma sereia....

 À sexta-feira é dia de levar livros para casa. Juntamo-nos na área da biblioteca, lemos o que a pessoa que leu connosco em casa escreveu sobre o livro, registamos na tabela quem leu connosco e escolhemos um novo livro para levar. Depois marcamos na outra tabela quem levou livro para casa.
 Agora que chegamos quase ao final do ano lectivo, os baús vão ser recolhidos e nós fizemos o balanço/avaliação de como decorreu este ano o projecto. Contámos quantas vezes cada menino levou livros e escrevemos, depois fomos descobrir quem tinha sido a pessoa que mais tinha colaborado com cada menino em casa. Este ano, em quase todas as famílias foi a mãe. Mas também alguns pais e irmãos, bem como avós e a tia de um menino colaboraram. Todos os meninos vão receber um certificado de leitor e o A. que foi o menino que mais livros levou vai receber o certificado de "Leitor do Ano" e uma pequena surpresa.. Em cada família, a pessoa que mais participou vai receber o certificado de "Melhor Colaborador na Leitura".
No final de fazermos estas contas e concluirmos das tabelas o que nos interessava, cada menino preencheu a sua avaliação individual do projecto. (colocar exemplo de ficha de avaliação)

Sem comentários:

Enviar um comentário