terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A propósito do Capuchinho Vermelho...


A nossa educadora leu a história da Capuchinho Vermelho
a segunda vez este ano.
Já o tinha lido em Outubro e tínhamos feito um desenho da história. Agora voltámos a fazer e foi giro ir buscar o portefólio e comparar os 2 desenhos e ver que já sabemos desenhar muito melhor!


No dia seguinte, fomos descobrir os sons da história. Descobrimos tantos, tantos... as vozes, o barulho dos passos da Capuchinho, as folhas das árvores a fazer crac crac debaixo dos pés dela, o vento nas árvores, o som dos passarinhos e outros animais da floresta, a voz do lobo, o toc toc de bater à porta da avó, a porta a abrir, a avó a gritar, o pum da espingarda do caçador, o som deles a beberem o sumo ao lanche, a canção que a menina cantou ao voltar para casa... e foi giro contar a história com os sons e fazermos os sons com o nosso corpo.
Depois fomos descobrir outros sons que podemos fazer com o corpo e são mais ainda: assobiar, dar estalinhos com a boca ou com os dedos, espirrar, rir chorar,som de palmas, de pés a bater, de soprar com a boca...



Descobrimos que há sons de que não gostamos ( da trovoada, de muito barulho, de pessoas a ralhar...) e outros que são agradáveis (música gira, palmas, risos, a voz da mãe e do pai...)


Fizemos jogos com sons altos e sons baixos, sons longos e sons curtos... e no fim registámos numa folha os sons que a educadora ia fazendo para nós.



Descobrimos que podemos fazer música variando a altura e a duração dos sons.
O A. N. até disse que parecia ópera!


Hoje o dia na nossa sala foi um bocadinho muito barulhento!(T. - 4A)... mas foi muito divertido! (F. 4A) ... e aprendemos muitas coisas sobre os sons.

Novo dia e ainda a mesma história...

Há muitos dias, a educadora Quina pediu aos nossos pais se mandavam tecidos, roupas antigas, botões... para fazer roupas para fazermos teatro. Já temos algumas coisas prontas e hoje fizemos jogos de faz de conta a partir da história da Capuchinho Vermelho... no fim falámos sobre o que era preciso para fazer um teatro da história. Falámos sobre as personagens, os cenários, os adereços, o guarda-roupa, os espaços ... cada um escolheu algumas roupas para caracterizar a personagem que queria fazer e combinámos tudo muito bem.
As cadeiras da sala foram as árvores da floresta, o colchão do médico foi a cama da avózinha, a nossa casinha, a casa
da mãe e da Capuchinho...


Como só temos uma capa preta com capucho, fizemos a história da CapuchinhoVermelho com um capucho preto ..." é só faz de conta, não tem mal, a espingarda do caçador também é a vassoura da casinha!" (I. 4A) ... para a próxima já vamos ter um capuchinho vermelho.






Sem comentários:

Enviar um comentário