domingo, 25 de maio de 2014

Acção Escolas - SOS Azulejo

Aceitamos o desafio  de participar nesta iniciativa do Museu da PJ, porque estamos sempre alerta para tudo o que possamos fazer para intervir, aprender e ajudar a divulgar coisas importantes na nossa sociedade. Esta  ação já terminou há algum tempo (7 de maio) mas como ainda não a divulgamos, aproveitamos para o fazer hoje.

O objetivo era despertar as crianças e os adultos para a importância e para a preservação do rico património de azulejos existente em Portugal. Vivendo nós no concelho de Santarém, cidade com lindos azulejos em edifícios públicos e privados, era "obrigatório" pôr mãos à obra e entrar no projeto. Foi o que fizemos.

Por dificuldades de transporte não fomos explorar diretamente nos locais os azulejos, mas fizemo-lo pela internet - o "alvo" foram os bonitos painéis de azulejos do mercado municipal de Santarém. Através deles descobrimos como era a vida há muitos anos - a feira ao ar livre, a pesca no rio Tejo, as profissões existentes (o pastor e o seu rebanho; o guardador de porcos e a sua vara; os campinos e a manada de touros...) aproveitando para aprender alguns nomes coletivos.

Na internet também, vimos um pequeno filme que nos ensinou como se fabricam azulejos.

Escolhemos, para reproduzir, um painel de azulejos que representa a pesca no Tejo, com um barco, pescadores e as casas construídas sobre estacas que ainda podemos ver na aldeia de Caneiras (nenhum dos meninos sabia que existem casas sobre estacas e despertou muito interesse este aspecto).



Cada um dos meninos mais velhos ficou com um azulejo do painel para desenhar, tendo em atenção que outra criança iria dar continuidade à imagem noutro azulejo.






 Já tínhamos pintado os azulejos para oferecer às mães, por isso o processo já não foi novidade.







O resultado final foi um bonito painel que decora agora a entrada do nosso JI.



Cada amigo ganhou um puzzle com a imagem de um dos paineis do mercado e levou para casa o desafio de as famílias os ajudarem a descobrir qual o painel que lhes coubera em sorte (os puzzles variam de dificuldade conforme a idade dos donos).



Recebemos um elogio e um agradecimento dos coordenadores do projeto e ficamos muito felizes por isso.

3 comentários:

  1. Ficou muito bonito o azulejo! Estão de parabéns!
    A sofia foi ao mercado com a mãe á procura do azulejo e encontramos-o, até tiramos uma fotografia.
    É necessário enviar essa foto, ou fazer alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, mãe Cristina!
      O objectivo era a criança ver o painel "ao vivo" ,contactar com ele e observá-lo e, por outro lado, descobrir os painéis e levar os pais a "descobri-los" também, pois muitas pessoas moram cá desde que nasceram e nunca os "viram".

      Eliminar
  2. Mais uma vez estão de parabéns pela iniciativa que tiveram

    ResponderEliminar