quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia do Livro infantil?

Porque existe um  Dia do Livro Infantil?

Será que continua a ser necessário destinar um dia a lembrar como os livros são importantes para o desenvolvimento global das crianças?
Desde o treino da motricidade exigida para conseguir passar folha a folha, o encanto dos olhos ao descobrir as imagens, o treino da leitura ao descobrir-lhes um sentido, o despertar para o mistério profundo das letras que as desafiam a aprender a ler, a abertura da mente para outros mundos e realidades, a viagem pelo reino fantástico da comunicação... tanto se pode falar e sentir quando o tema são os livros e a sua acção positiva sobre as crianças....  mas infelizmente -  SIM, continua a ser importante dedicar um dia especial aos livros. Ainda há crianças que só têm contacto com eles no jardim de infância ou no hipermercado, numa fugida pelo meio das compras. Ainda há crianças que têm livros, que os levam para o JI e que "imploram" que lhes leiam os livros porque em casa não há tempo para lho fazerem, embora até haja dinheiro para os comprar.

E os livros continuarão a ser  insubstituíveis companheiros de viagens e sonhos.

Hoje não fugimos à regra e li uma história após o almoço. No final, uma menina pediu-me: "Podes deixar esse livro na nossa biblioteca? É tão bonito!"
(na sala há a biblioteca, a que todos têm acesso diariamente; no gabinete há outros livros - aqueles que não cabem na biblioteca, que por algum motivo reservo para dias especiais, os livros dos meus filhos e que eles me permitiram levar para o JI, aqueles que me encantaram e que sendo meus trouxe para partilhar com eles e que por vezes ficam na biblioteca da sala ao longo de semanas...)

Hoje foi um livro de histórias tradicionais da minha filha e a escolha recaiu sobre As Botas de Sete Léguas, penso que pelo cheiro a magia e mistério que o nome destila.

No final, cada um partilhou qual a sua história preferida.


Como registo e para recordação do dia do livro infantil, cada criança criou o seu marca livros, onde assinalou a história que mais gosta.

 E fiquei feliz por ver que as histórias mais escolhidas continuam a ser aquelas que me encantaram a infância, e a dos meus filhos e as de tantas crianças que desde há trinta anos me privilegiam partilhando comigo o perfume das suas infâncias...





1 comentário:

  1. Eu não sou uma pessoa muito dedicada á leitura, mas acho que os livros são essencias ao bom desenvolvimento das crianças. As novas tecnologias tem vindo a substituir um pouco os livros, mas principalmente nestas idades não estou de acordo que os nossos filhos estejam muito tempo agarrados aos telemoveis, aos computadores, aos tablets. Na minha opinião á espaço para tudo, tudo tem as suas vantagens e desvantagens.

    ResponderEliminar