domingo, 12 de janeiro de 2014

Higiene oral - PES

(O JI integra o projeto PES (projeto de educação para a saúde) que tem como objetivo proporcionar às crianças conhecimentos na área da promoção da saúde e levá-las a adotar  comportamentos corretos desde a infância.
As atividades até agora desenvolvidas situaram-se essencialmente na área da higiene corporal a nivel global e da higiene alimentar. 
 O projeto  recorre a parcerias com pessoas ou instituições externos ao JI, para um maior enriquecimento das propostas apresentadas. Neste momento, estamos a articular com a equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Santarém, que já veio ao JI promover a higiene oral e voltará em Fevereiro para trabalhar a área da  prevenção de acidentes na infância).

A ação iniciou com a visualização de um pequeno filme sobre a necessidade de lavar bem os dentes e os cuidados a ter na manutenção de uma boa higiene oral.


No final houve uma pequena conversa de exploração dos conteúdos veiculados no filme e de esclarecimento de algumas dúvidas das crianças.





E para terminar, o senhor Crocodilo fez a sua aparição para reforçar todos os gestos necessários a uma boa escovagem dos dentes.

Foram reforçadas algumas ideias importantes:

- lavagem dos dentes 2 vezes por dia
- mudança de escova periodicamente
- uso de pasta com flúor
- utilização do fio dental

Deixaram-nos ainda imagens para colorir e que serão usadas para explorar o tema na sala.


1 comentário:

  1. Muito bem. Desde pequeno é que são criados os hábitos para termos uma vida mais saudavel. Não é depois de já não haver solução que tentamos resolver as coisas. Os bons hábitos são criados desde pequenos.
    Sempre tive esses cuidados com a Sofia.
    Beijinhos. Humberto Assentiz

    ResponderEliminar