domingo, 13 de outubro de 2013

Descobertas sobre... Milho

Ao longo destes dias em que não escrevemos nada no blog, andamos atarefados em descobertas.
Fizemos um texto coletivo em que resumimos algumas das nossas actividades e vamos ilustrá-lo com imagens para poderem perceber melhor os nossos trabalhos:





"Perto do jardim de infância há um milheiral. 
O milho já foi semeado há muito tempo e está pronto para ser apanhado.









Fomos visitar o milheiral e ouvimos o vento a assobiar e o milho a dançar com a música do vento.
 








A Bela (AO) trouxe dois pés de milho do milheiral dela para nós observarmos desde a raiz até à bandeira. O milho chega quase até ao teto da nossa sala! Até é mais alto que a educadora.
A dona do milheiral autorizou a Quina  a apanhar maçarocas de milho e a trazer para a sala.





O avô do Afonso veio ensinar-nos como se faz uma desfolhada - que é tirar as camisas do milho.


Também descarolamos o milho e cantamos umas canções que aprendemos na internet e outras que alguns pais nos mandaram.






No Dia Mundial da Música (1 de outubro) ouvimos música do José Afonso. Nós gostamos muito de o ouvir cantar o "Milho Verde".


O milho, depois de seco é bom para nós comermos e bom para alguns animais: as galinhas, os patos...Também pode ir para o moinho e faz-se farinha para pão e para bolos. Também se pode fazer óleo de milho para fritar comida ou pôr em bolos."



Já provámos milho cozido em maçaroca e pão de milho. Do pão todos gostamos e comemos um pão quase todo!... Do milho cozido alguns amigos não gostaram muito. A Vitória fez umas caretas muito engraçadas mas comeu o bocadinho dela!







A educadora contou algumas histórias (A Galinha Ruiva, Iaci e a Boneca...) e nós gostámos muito, mas a nossa preferida foi "Iaci e a Boneca", que vimos na internet, porque a menina fez uma boneca com uma maçaroca de milho e nós também quisemos experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário