terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Os dias da semana

Hoje  os meninos estavam tão esquecidos que nem se lembravam da sequência dos dias da semana, nem do dia que vem a seguir ao fim de semana (a Marta e a Débora não estavam na sala). A Quina ficou preocupada e um bocadinho triste porque falamos todos os dias conversamos sobre o assunto (quando marcamos o dia) e muitas vezes cantamos as canções sobre este tema. Então falou com a Cristina e as duas estiveram a pensar numa estratégia que nos possa ajudar.
Primeiro ouvimos  do CD "As canções da Maria", a canção que fala dos dias da semana
7 dias, 7 notas, 7 cores  e vimos que cada dia é associado a uma cor, então combinámos fazer um colar para cada dia da semana, com a cor respetiva.
ex:
segunda feira - colar vermelho
terça feira - colar laranja
..........
No início de cada dia pomos o colar relativo ao dia que começa.



A Cristina procurou e cortou as lãs das cores necessárias e nós selecionámos nas canetas de feltro velhas a cor da segunda feira
depois foi só enfiar o pedaço de caneta cortado na lã vermelha. Foi só é como quem diz, alguns meninos tiveram bastante dificuldade, o que significa que temos de fazer mais atividades de destreza óculo manual!








Já selecionamos todas as cores que precisamos para fazer o resto do trabalho.


Para nos ajudar a lembrar qual a cor que corresponde a cada dia da semana, a Quina desenhou um arco-íris com ajuda do compasso (nós não sabíamos o que era mas agora sabemos que é uma ferramenta que ajuda a fazer círculos, só que tem um bico afiado em ferro e a Quina explicou que só quando formos mais crescidos é que vamos aprender a trabalhar com um compasso).

Pintámos o arco-íris e falta escrever os dias da semana, mas entretanto....

.... fizemos uma experiência muito gira que contaremos no próximo dia que viermos ao blog... só dizemos que foi um trabalho de cientistas ( "aqueles senhores que estudam muitas coisas e até inventam outras")

Sem comentários:

Enviar um comentário