segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Afinal o que é um ouriço?

Na segunda feira, estávamos a falar sobre castanhas e ouriços, quando a educadora perguntou quem é que sabia como era um ouriço. A Marta pôs logo o dedo no ar e disse:
"Eu sei. Um ouriço é todo cheio de picos e tem quatro patas."  
"E as castanhas?" perguntou a educadora.
"Estão na barriga do ouriço."- respondeu a Marta.
"Podes desenhar um ouriço para nós vermos como é?
este foi o ouriço desenhado pela Marta










"Um ouriço não é nada assim. Eu sei como é!  Posso desenhar?"  interveio a Verónica.
ouriço com castanha dentro, desenhado pela Verónica













Observados os 2 desenhos as opiniões dividiam-se até que alguém sugeriu ir ver na Internet como é que é mesmo um ouriço das castanhas.
Hoje foi a Débora quem guiou a pesquisa:
"Vais ao Google. No quadradinho (naquele) escreves -  ouriço  - depois carregas onde diz - desenho de ouriço -"

As imagens de ouriços apareceram e, para maior confusão, havia  imagens de diferentes tipos de coisas chamadas "ouriço". Havia o ouriço  cacheiro, o ouriço das castanhas e o ouriço do mar...

"Olha Marta, o teu ouriço é um ouriço cacheiro, o que a Verónica desenhou é que é um ouriço do castanheiro!"

Com a boa disposição de (quase) sempre, a Marta riu e disse: "Pois é."

Neste dia aprendemos que há palavras que que têm mais do que um significado, ou seja, que uma palavra pode querer dizer coisas diferentes.

Também observamos um ramo de castanheiro manso com ouriços e provamos castanhas cruas (só a Inês F. é que não gostou muito).
Aprendemos também que há castanheiros mansos (que dão castanhas boas para comer) e castanheiros bravos (que dão castanhas que não se podem comer mas que as pessoas põem dentro dos roupeiros para as traças não picarem a roupa).

No final fizemos um trabalho sobre sobre castanhas

Trabalho dos meninos de 3 anos













Trabalho dos meninos de  4 Anos





















As meninas mais velhas resolveram um problema e fizeram cálculo mental. Todas conseguiram encontrar a resposta certa. Era assim, o problema:
trabalho das meninas de 5 anos

"A Marta trouxe para o JI um saco com 10 castanhas. Quando chegou deu um saco com 2 castanhas à Débora e um saco com 2 castanhas à  Filipa.
Com quantas castanhas ficou a Marta no saco?"




Na Internet vimos ouriços-cacheiro feitos com as mãos dos meninos e também quisemos experimentar:


















Na terça feira, a Quina trouxe um ouriço do mar para podermos ver "ao vivo".

 Também pudemos observar a diferença entre os castanheiros bravos e os castanheiros mansos. Em Pernes, onde a Cristina mora, há castanheiros bravos e ela recolheu uma folha, ouriços e castanhas bravas para nós vermos. No  fim de descobrirmos as diferenças, os grupos de meninos de 4 e de 5 anos fizeram um cartaz sobre o tema:
A recortar folhas para os castanheiros em papel de revista
a desenhar um castanheiro



o cartaz final

 Na quarta feira, voltamos a falar dos ouriços cacheiro e quisemos aprender coisas sobre a vida deles. A Quina leu-nos um livro sobre uma família de ouriços e, no final, cada um fez o seu ouricinho com castanhas, palitos e círculos do furador.
Neste dia e no seguinte (quinta feira) conversamos sobre o S. Martinho, o que é hábito fazer nesse dia e porquê, aprendemos cançoes e uma adivinha... preparámos a ida ao JI do Verdelho, onde vamos fazer o Magusto com os amigos de lá.
 Também preparamos tudo o que precisamos para a feira de S. Martinho que vai ser na segunda feira em Advagar com os meninos da EB. (Vamos rever os meninos que passaram do JI para a escola!)

Na sexta-feira, fomos ao Verdelho e passamos um dia muito bom com os amigos de lá: vimos e ouvimos a Lenda de S. Martinho em datashow, cantámos, fez-se a fogueira e assaram-se as castanhas, almoçamos em conjunto, fizemos um fantoche de cone com o S. Martinho e brincamos (muito) no pátio.

Não temos fotografia dos fantoches porque a Quina é uma distraída e não levou a máquina fotográfica, mas talvez ainda se arranje uma foto!

O dia começou com nevoeiro e frio mas depois o sol veio iluminar o dia e dar alegria aos meninos (e não só!) como convém em dia de S. Martinho!









Sem comentários:

Enviar um comentário