sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O regresso

Hoje os meninos voltaram ao jardim de infância.
Para uns foi o retorno, para outros foi a primeira vez.

Mas em todos houve muita alegria e energia. Alguns com uma mistura de apreensão, de curiosidade ... na expectativa do que seria afinal o jardim de infância.

Houve beijos e abraços, exclamações de alegria, corridas e gritos. Mas, pelo menos por hoje, não houve choros.

Regressaram a Marta, a Débora e a Filipa  (5 anos), a Verónica, a Adriana, o Afonso e a Inês (4 anos); vieram pela primeira vez o Manel, a Maria João, o Francisco, a Inês R. e a Margarida.

(Este ano são só 12 meninos).

Querem saber como foi com os meninos novos?

O Manel - já tem alguma experiência nisto de se separar da família porque andou na creche. Entrou pela mão da mãe, a olhar para todo o lado e para toda a gente e parecia um bocadinho apreensivo. Mas quando a mãe se foi embora foi brincar (a Cristina foi com ele, para o apoiar) e só perguntou 2 vezes pela mãe. Participou em todas as atividades, falou bastante e até "leu" uma história aos amigos. Estava cá a ratinha da Diana e eles adoraram-se. Ele fez-lhe muitas festas com delicadeza e muito jeitinho e ela  fechou os olhinhos deliciada.

A Maria João - é a mana mais nova da Verónica. Já tinha vindo trazer a mana muitas vezes ao jardim e já conhecia tudo, por isso brincou muito e esteve sempre bem disposta.


O Francisco - nunca tinha cá vindo, mas o avô foi-se embora e ele não se preocupou. Havia tanto para explorar! Ele é um maroto e vamos ter de o ajudar a aprender como se comportar em grupo. Empurrou os meninos, atirou com as peças dos jogos, não conseguia parar em lugar nenhum. Mas  de certeza vai ser um bom amigo. Tem muita energia e vontade de brincar!

A Inês R. - já cá tinha vindo algumas vezes com a mãe e brincava no nosso parque com os meninos. Entrou e foi logo procurar com o que brincar. Ela parece uma menina mais crescida e é muito independente. Já descobrimos que sabe muitas canções lindas e que as vai partilhar connosco.

A Margarida - ainda tem 2 anos. Ao princípio ficou muito quietinha a observar tudo, mas depois foi-se aproximando e brincou  um bocadinho em cada área. Ela parece ser muito calma e doce.






Ao fim da manhã, veio a saquinha das surpresas e ofereceu um fantoche a cada menino.














Todos  gostaram dos fantoches e surgiram logo muitos diálogos e brincadeiras com eles.


Sem comentários:

Enviar um comentário