terça-feira, 8 de maio de 2012

Ecoponto

Já há algum tempo tínhamos iniciado a reformulação do nosso ecoponto, que já estava velho e um bocadinho desorganizado. Para além das coisas terem uma função, também gostamos que estejam bonitas e agradáveis, por isso, e também para os meninos mais novos compreenderem mesmo bem a importância de separar os lixos, resolvemos aprofundar as atividades em volta dos 3R's.

Os 3R's, querem dizer:
Reutilizar (ex: quando se gasta o que está numa embalagem, podemos utilizá-la para outra coisa - um frasco de feijão cozido pode servir para guardar berlindes)
Reciclar (ex: uma coisa pode servir para fazer outra nova - o frasco de feijão cozido pode ser pintado e transformar-se numa bonita jarra para pôr flores ou pode ser colocado no vidrão para ir para a fábrica e fazer vidro novo)
Reduzir (se fizermos alguma das coisas que dissemos em cima,  não deitamos o frasco para o lixo, por isso vai haver menos lixo. Vamos reduzir a quantidade de lixo que fazemos)

Bem, mas voltando a falar do ecoponto:
- levámos os baldes do nosso ecoponto para despejar e fomos visitar o ecoponto que há perto da igreja.
- conversámos bastante sobre cada contentor e descobrimos que há lá 1 novo - o cor de laranja, que é o oleão e serve para pôr o óleo já usado.
 - investigamos na internet 
- descobrimos um jogo com um ecoponto e a educadora imprimiu-o para cada um de nós fazer o seu (vai-se rodando o círculo de baixo, aparece um objeto do lado esquerdo e, do lado direito, o ecoponto onde se deve colocar . Ex: saco de plástico - ecoponto amarelo)
- fizemos o jogo
- o Afonso e a Lara trouxeram baldes de tinta (vazios!) e fizemos novos contentores para separar o lixo na sala.
Precisamos de medir os baldes e de usar a régua para marcar os riscos direitinhos.
Foi preciso planear muito bem e trabalhar em grupos para conseguirmos um bom resultado. Não foi muito fácil ao princípio. Cada um tinha uma tarefa e alguns meninos estavam mesmo sem ideias! E às vezes  também temos dificuldade em estar de acordo com quem é que faz o quê, pois queremos todos fazer o mesmo.






























Agora temos:
O senhor Papelão - para pôr o papel e o cartão 
O senhor Plasticão - para as embalagens de plástico e de  lata 
O senhor Pilhão - para as pilhas que gastarmos na sala e outras que vamos trazer de casa ( na sala não gastamos muitas, porque usamos quase sempre pilhas recarregáveis)
O senhor Lixão - onde colocamos os lixos que não podem ir para os outros contentores.
Também temos o Rolhinhas, onde guardamos as rolhas para entregar no final do ano letivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário