sábado, 14 de maio de 2011

Ciclo da vida do Bicho da Seda

Os nossos bichos da seda vieram para o JI ainda bebés, alguns ainda vinham nos ovos - foi no dia 2 de Abril.
(Os bichos da seda são lagartas e chamam-se larvas). Nós demos-lhe folhas de amoreira muito tenrinhas e eles foram crescendo. Quando já estavam muito gordinhos e aquela pele já era pequena, mudavam de pele (parece como quando nós crescemos e a roupa deixa de nos servir, não mudamos de pele, mas é parecido - compramos roupa nova).
Aconteceu isso algumas vezes e depois ficaram adultos e começaram a fazer o seu casulo com o fio de seda que deitam pela boquinha. Estiveram uns dias assim, dentro do casulo e deu-se uma metamorfose (transformação - os bichos da seda transformaram-se crisálidas e depois em borboletas, quando ficaram prontas para sair do casulo).
No dia 9 de Maio saiu a primeira borboleta do casulo. Era uma borboleta macho. Ficou à espera que nascessem mais borboletas e quando já havia mais 4 encontrou uma borboleta fêmea para acasalar e depois ela pôs ovinhos. Agora já nasceram dezenas de borboletas e já temos muitos ovos. Vão ficar assim até à próxima Primavera e, quando voltar a haver folhas de amoreira, vão nascer todos para se alimentarem e continuarem o ciclo da vida dos bichos da seda.
imagens para recortar, ordenar e colar por sequência





Sem comentários:

Enviar um comentário