sexta-feira, 25 de março de 2011

O Livro Negro das Cores

A professora Adélia veio outra vez ler-nos um livro.
Este livro fala da forma como o Tomás, que é um menino invisual (aprendemos que invisual significa "Que não vê"), conhece as cores. A história é muito bonita. Chama-se "O Livro Negro das Cores"
Vimos o livro em data show, enquanto a professora Adélia ia lendo.
Estavam cá os amigos da EB e os do JI do Verdelho.

Aprendemos que existe um alfabeto para as pessoas invisuais poderem ler. Foi inventado por um senhor chamado Braille e por isso chama-se "Alfabeto Braille". Em vez de usar letras como as nossas tem sinais em relevo, todos os pontinhos no ar.(alfabeto Braille)

No fim fizemos um jogo engraçado. Havia um saco com coisas e um menino de cada vez, de olhos tapados, tirava um objecto lá de dentro e sentia-o: apalpava-o, cheirava-o... para tentar descobrir o que era. Quanto à cor, os amigos iam dando pistas até o menino descobrir.


Antes de se ir embora, a professora Adélia deixou-nos um desafio: fazermos o jogo mais tarde e registarmos em livro a experiência. Mas o livro tinha de ser feito com folhas pretas e escrito e desenhado a branco.
Gostámos tanto deste livro que, quando mandarmos o nosso para a professora Adélia, vamos escrever-lhe um carta para lhe agradecer.

Foi um dia muito divertido e aprendemos a compreender melhor como é ser invisual.
Andámos pela sala de olhos tapados e tínhamos de seguir as instruções dos nossos amigos para não batermos nos móveis, nem nas outras coisas que temos na sala.

Descobrimos que ser invisual torna as coisas mais difíceis e que é preciso viver com muito cuidado. Se encontrarmos alguém assim vamos ajudá-lo. Pode ser a atravessar a estrada, a não bater nas coisas, pode ser a não pôr os pés numa poça com água, ou falar-lhe do mundo à nossa volta.
Também aprendemos que os invisuais desenvolvem mais os outros sentidos para conseguirem perceber melhor o que se passa ou como são as coisas.





Fomos à internet ver como é o Alfabeto Braille e os meninos mais velhos escreveram o seu nome  dessa forma.


2 comentários:

  1. Boa noite meus amores!!
    (Decidi publicar mais uma vez a minha opinião.)

    Gostei muito deste vosso projecto do "Livro Negro das Cores"! Os desenhos estão muito bonitos e o livro interessante!(Adorei a ideia de o livro ser visível até para quem não vê, através de todo aquele picotado!!)
    Deixa-me muito feliz que vos sejam incutidos estes valores numa idade tão propicia à absorvência de conhecimento como a vossa.
    Ajudar quem precisa é muito importante, e sentir vontade de o fazer espontaneamente ainda mais.
    Gosto de vos ver trabalhar em equipa para chegar ao melhor resultado!! Estes trabalhos em que o bom desempenho de um menino depende do trabalho em equipa com os restantes é muito importante à criação de elos mais fortes com o resto do grupo!!
    No meu percurso de crescimento também me foi mostrado o alfabeto Braille... o qual achei muito interessante, pois entendi que quase todos os obstáculos podem ser quebrados... e é muito bom que todos tenhamos acesso à leitura e à igualdade de oportunidades!!

    Fico feliz de vos ver crescer...


    Um beijo desta vossa fã nº1!!
    p.s.: Continuem!!

    ResponderEliminar
  2. Bons dias.....

    Acho que a organização dos trabalhos e projectos aqui apresentados são de excelente qualidade, muito acima da média apresentada em portugal.
    É fantástico ver o nível de dedicação implícitos na produção destes OBRAS PRIMAS, do Achete.

    Continuem o bom trabalho!

    ResponderEliminar