sábado, 20 de novembro de 2010

S. Martinho e o Magusto

Começamos a preparar o dia do magusto uns dias antes. Lemos um pictograma, aprendemos canções, observámos um ramo de castanheiro com folhas, ouriços e castanhas...
Aprendemos que existem outros tipos de ouriços para além dos das castanhas e até vimos um PowerPoint que nos falava disso (  ouriços castiços )  Fizemos actividades de expressão plástica e modelamos ouriços-cacheiros em pasta branca.

No dia de S. Martinho recebemos a visita dos meninos do JI do Verdelho e da EB de Achete.
Vimos a Lenda de S. Martinho em teatro de sombras. Alguns meninos não conheciam esta forma de contar histórias e gostaram muito!
No fim, fomos para o pátio preparar a fogueira para assar as castanhas.
Primeiro puseram-se as pinhas bem secas, em seguida uma cama de caruma e só depois as castanhas já cortadas, lavadas e com sal. Por cima levou mais uma camada de caruma e, as educadoras e uma auxiliar dos nossos amigos, atearam o fogo.
Que bonito ver as chamas a crescerem e ouvir o lume a crepitar!!
Os meninos estavam sentados um bocadinho afastados da fogueira para não se queimarem e só os adultos é que mexiam no lume com tenazes.
Esperámos um pouco e depois é que foi comer castanhinhas assadas na fogueira! Os mais velhos ajudaram os mais novos a descascar as castanhas, que no dia de S. Martinho ainda temos de ser mais amigos e colaborar mais que nos outros.
Foi com um bocadinho de pena quando interrompemos as brincadeiras na areia para ir almoçar. Todos tinham trazido comida para fazer um picnic e havia muitas gulodices para partilhar e para todos os gostos.
À tarde, todos os grupos cantaram para os outros meninos e fizemos um cavalo com uma cana, com papel de jornal e de revistas, e depois fomos a galope para casa...
Como sempre no dia de S. Martinho, o sol brilhou no céu a recordar que ser bom e amigo é uma das coisas maravilhosas da vida e faz as pessoas ser felizes.

Queremos também dizer que gostamos muito de descobrir palavras para "a fogueira das palavras de S. Martinho" (área vocabular).


Sem comentários:

Enviar um comentário