terça-feira, 18 de maio de 2010

Tanta coisa que fazemos...

Tanta coisa que fazemos e tão pouco que está no blog!

Este foi o comentário que nasceu quando fomos espreitar o nosso blog.

Escolhemos algumas actividades para pôr "só um bocadinho e não demorar muito tempo" porque andamos muito ocupados com o nosso trabalho no programa "Green CorK".

Actividades escolhidas:

1 - Visita a Óbidos

Fomos visitar Óbidos e adorámos tudo. O castelo é muito interessante e as rainhas que lá viveram eram boas pessoas. Nós falámos com 3 rainhas - a rainha Santa Isabel, que dava comida aos pobres e que um dia transformou pão em rosas; a rainha D. Leonor que mandou construir a Santa Casa da Misericórdia de Óbidos para lá morarem os meninos sem família e ajudar quem precisava;  a rainha D. Catarina que mandou construir o aqueduto para levar água para Óbidos porque não havia lá água boa para as pessoas beberem.
Fizemos um livro com o registo escrito da visita.
 Foi giríssimo fazer castelos com materiais de desperdício (rolos, cartão, pacotes de leite...), fazer colagem de um padrão para as paredes do castelo a fazer de pedras, ou desenhar as pedras, mas alguns meninos tiveram um bocadinho de dificuldade...


2 - A Fofinha

A filha da educadora das Comeiras deu-nos uma coelhinha anã. Demos-lhe o nome de "FOFINHA", porque tem o pêlo muito suave e comprido. Todos os dias a soltamos e fazemos uma roda à volta dela para brincarmos. Assim ela vai habituar-se às nossas festinhas e vai ter saudade quando for fim de semana e não houver jardim.
Ela é tão querida!
Todos os dias tratamos dela -  lavamos a casinha, mudamos a água, damos palha nova, ração própria e damos-lhe uma guloseima pequenina (1 alimento que goste muito - um bocadinho de maçã ou de cenoura, um talo de couve...)

3 -Atelier "Música e lengalengas"

Veio cá uma senhora ensinar-nos jogos e lengalengas com música.
Ela até falava a cantar, quer dizer, dizia tudo a cantar. Foi super-super-divertido!
Todos cantaram, dançaram e tocaram música. Até a Quina e a Bela (que é nossa auxiliar).
A nossa educadora, no final, disse que a Ana nos deixou um tesouro que podemos  partilhar com todos os amigos que quisermos - as canções, os jogos, as lengalengas e a alegria e que nós lhe queríamos agradecer por esse tesouro tão precioso oferecendo às 2 filhas da Ana  dois cavalos de pau como os que  a Quina faz para nos oferecer quando fazemos anos.As meninas gostaram muito.


4 - Actividades na Componente de Apoio à Família

Alguns meninos ficam na CAF e, nos dias em que não há actividades com os  monitores, estão a desenvolver um projecto com a Vanessa (AO) que, no 3º período, é na área da expressão dramática. Fazem jogos dramáticos, inventam e recriam histórias oralmente e encenam pequenas histórias com apoio da Vanessa.








Às vezes os meninos vestem as roupas que querem , falam sobre a personagem que querem representar e depois conversam para inventarem uma história...

Sem comentários:

Enviar um comentário