As férias estão quase a começar e queremos deixar com todos o nosso desejo de
Feliz Páscoa para todos!




1º - relemos a história e dividimo-la em partes (cada parte fica num espaço "rodeado por uma linha", " "não tem de ser um quadrado, pois não?" e depois vai ser ilustrada);
5º - imprimimos as imagens (foi muito divertido porque imaginávamos que, de dentro da impressora, iam sair lagartixas, cobras e corujas a sério e todos fazíamos barulho. Descobrimos que a Quina "fica toda arrepiada" com osgas!)
Com as letras da palavra "PRIMAVERA" escrevemos muitas outras palavras. Quando íamos pintar as letras para o placar da entrada, um menino observou: "Estão aqui as letras de PAI!" e logo todos começaram a descobrir letras de outras palavras: dos seus nomes e dos nomes dos amigos, de mãe... Então a nossa educadora perguntou se alguém queria escrever outras palavras para lermos. Todos quisemos. Descobrimos então que não basta juntar letras para formar palavras. É necessário que as letras estejam no lugar certo.
Brincamos com os sons das letras e foi muito interessante descobrir que as meninas do grupo dos 4 anos já sabem ler algumas palavras pequenas, como pá, pé, má.





Deram à nossa educadora muitas fitas brancas para pôr ao pescoço com identificação ou com chaves e ela propôs-nos colori-las com canetas próprias para tecido, para oferecermos aos pais. Gostamos da ideia e aceitámos a proposta.




A Quina leu o livro "A Manta -uma história aos quadradinhos (de tecido)", para todos e explicou o nosso trabalho, não se esquecendo de dizer que ainda vamos fazer um livro com as histórias dos retalhos, que irá passar pelas casas dos meninos para que todos possam conhecê-las.





Mas afinal o que construímos?


![]() |
| conjunto de instrumentos construidos |